0800 Cultural

Em cartaz: Mostra “Universo Feminino” traduz a essência feminina em fotos

"Tem infância pro almoço" conquistou o 1º lugar no concurso.  Foto feita em dezembro de 2016 no Quilombro Pacoval, Alenquer - Pará. Foto: Davi Paes
"Tem infância pro almoço" conquistou o 1º lugar no concurso. Foto feita em dezembro de 2016 no Quilombro Pacoval, Alenquer - Pará. Foto: Davi Paes

Cliques que traduzem a feminilidade. A exposição “Universo Feminino – Singular e Plural” revela em 33 fotografias aquilo que é inerente ao ser mulher em diferentes culturas. A mostra gratuita segue em cartaz no Boulevard Shopping Camaçari até 28 de março.

Produzida pelo Clube de Arte Fotográfica de Camaçari (CAFC), a iniciativa chega à sua 5ª edição e trouxe como tema neste ano, “Minha força não é bruta”. Trecho extraído da música “Pagu”, de Rita Lee e Zélia Duncan.

“É uma frase emblemática… contradiz a definição do inconsciente coletivo de ‘sexo frágil’ atribuído a mulher! E diz claramente que a força que existe na mulher não é bruta”, diz o fotógrafo e diretor do CAFC, Marilton Trabuco.

Foram mais de 600 inscritos, de diversos cantos do mundo, incluindo o Brasil: Alemanha, Angola, Ilhas Maurício, Colômbia, México, Portugal e República Dominicana. Três fotógrafos foram premiados: Davi Paes, do Pará, em 1º lugar; Dúnya Azevedo, de Minas Gerais, em 2º lugar e Cleinner Micceno, de São Paulo, em 3º.

A artista plástica Cris Lima, a bailarina Sinha Guimarães, a escritora Adriana Barbosa, a cantora Nadja Meireles e a fotógrafa e jornalista Natália Reis, compuseram o júri responsável pela seleção das imagens.

“O “Universo Feminino – Singular e Plural” é a nossa segunda atividade mais antiga, chegando agora na sua 5ª edição, o objetivo é homenagear as mulheres na sua principal data, trazendo a oportunidade de exibir em Camaçari imagens relacionadas às mulheres provenientes de fotógrafos e fotógrafas de outros lugares do Brasil e mesmo do exterior, promovendo a integração e a discussão de gênero através da fotografia”, conta Marilton.

Quem preferir pode ver a exposição pela internet, no site oficial da mostra. Lá estão todas as fotos selecionadas e um pouco da história dos profissionais.

Serviço

O quê? Exposição “Universo Feminino – Singular e Plural”

Quando? Até 28 de março

Onde? Boulevard Shopping Camaçari

Quanto? Gratuito

Sobre o Autor

Camila São José

Jornalista - DRT/Ba 5124

1 Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Gostei muito da matéria, parabens Camila, Obrigado a toda a equipe do “Cidade Satélite”.