Eleições 2020: Sesau Camaçari recomenda protocolo para evitar transmissão da Covid-19

8d9297d48bea834cee5807c1e98d09a9.jpg

Foto: Arquivo/Patos Já

A campanha eleitoral começou oficialmente neste domingo (27) e para evitar um aumento significativo dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Camaçari durante o período das eleições, a Secretaria de Saúde (Sesau) recomenda aos partidos e candidatos a adoção do protocolo sanitário definido por autoridades de saúde das esferas federal, estadual e municipal.

O protocolo sugere que em ambientes abertos os candidatos optem por carreatas, não devendo permitir aglomeração na concentração, e evitem comícios e caminhadas, porque estes eventos reúnem muitas pessoas.

Em ambientes fechados, a Sesau recomenda as mesmas regras adotadas por quase todas as cidades brasileiras: limite de 100 pessoas, medição de temperatura dos presentes – quem estiver com febre será orientado a procurar uma unidade de saúde – distribuição de álcool em gel, distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e uso de máscaras.

“A saúde da população deve estar sempre em primeiro lugar. Por isso, todos os candidatos devem respeitar o protocolo de segurança epidemiológica e orientar suas lideranças e eleitores a fazerem o mesmo. Senão, teremos o retorno da curva ascendente de casos da Codiv-19”, destaca o secretário da Saúde, Luiz Duplat.

A pasta alerta, ainda, que quem faz parte do grupo de risco deve evitar a participação em quaisquer eventos de campanha. Há, também, a recomendação para que todo material de campanha seja higienizado na montagem e arrumação dos eventos, bem como a proibição do fornecimento de alimentos e bebidas, com exceção de água, com recipientes higienizados antes da entrega – bebedouros não são recomendados pelas autoridades de saúde.

scroll to top