Doze municípios baianos ainda não têm o resultado da eleição 2016

urna-eletronica-mao.jpg

Por mais que as corrida eleitoral tenha terminado no Brasil, algumas cidades na Bahia ainda correm o risco de passarem por nova votação para escolherem seus representantes. Isso se deve ao fato de as eleições municipais de 2016 continuarem indefinidas em 12 municípios na Bahia. O problema engloba cidades de Camamu, Correntina, Iramaia, Iraquara, Itabuna, Jeremoabo, Lençóis, Rio de Contas, Santa Cruz da Vitória, Sapeaçu, Sítio do Mato e Uruçuca.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), nestes municípios os candidatos mais votados tiveram registro “indeferido com recurso”, ou seja, não possuem as características básicas necessárias para ocuparem o cargo.

Caso os registros sejam indeferidos, após o julgamento em última instância, os votos atribuídos aos primeiros colocados serão anulados, e uma nova eleição será marcada. Entretanto, tendo os casos deferidos pelo TRE-BA, os votos atribuídos aos candidatos mais votados nesses municípios serão validados e passarão a computar na totalização das eleições e os mesmos deverão ser declarados eleitos, mesmo antes de julgamento dos eventuais recursos pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Se os processos não forem julgados até 1º de janeiro de 2017, o presidente da Câmara de Vereadores deverá assumir a prefeitura até que exista decisão judicial ou que seja definido novo nome por meio de novas eleições.

scroll to top