Brasil Cultura e Entretenimento Diversidade

Dia Nacional do Cigano: Live da CCPI aborda história, música e cultura cigana nesta segunda (25)

Foto: Divulgação/ SecultBA
Foto: Divulgação/ SecultBA

Nesta segunda-feira (25), o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) estará promovendo uma live sobre a história, a arte e a cultura cigana, às 16h, no Instagram @ccpicultura. De acordo com a SecultBA, a transmissão é uma versão online do Cultura Cigana em Foco, programação que celebra o Dia Nacional do Cigano (24), e trará como convidada a cantora, compositora, produtora cultural e doutoranda em História da Arte, Aline Miklos.

“Existe uma resistência muito grande em relação aos ciganos, que são vistos a partir de ideias errôneas. O Dia Nacional do Cigano é um dia para reflexão de quanto esse grupo sofre com o preconceito, comum na sociedade”, explica Cassi Ladi, da Coordenação de Culturas Populares e Identitárias do CCPI, e mediadora do bate-papo.

Ladi destaca que o CCPI  realiza um trabalho de proteção, promoção e criação de políticas de valorização e fortalecimento de manifestações populares e Identitárias. “Como o cigano é um grupo identitário, a nossa missão é proteger, valorizar e promover sua cultura, além de criar políticas de valorização para esse grupo que sofre com a discriminação e preconceito”.

DIA DO CIGANO

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006, por meio de decreto assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado à Santa Sara Kall, padroeira dos povos ciganos.

SERVIÇO

Cultura Cigana em Foco – Bate-papo com Aline Miklos

Quando: 25 de maio (segunda-feira)

Hora: 16h

Onde: Instagram @ccpicultura

 

Sobre o Autor

Avatar

jornalismo

1 Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário
  • Hello there! I could have sworn I’ve been to this site before but
    after going through many of the articles I realized it’s new to me.
    Regardless, I’m definitely delighted I came across it and
    I’ll be bookmarking it and checking back regularly!