Dia D da campanha de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (04)

saude-dia-d-vacinacao-20180818-0004.jpg

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe acontece neste sábado (04/05). Fazem parte do público-alvo crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos,  grávidas em qualquer período gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos (a partir dos 60 anos); professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.

A campanha segue até 31 de maio e a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos considerados prioritários.

Camaçari – A imunização acontece em todas as unidades de saúde de Camaçari, das 8h às 16h. A abertura do Dia D acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF) de Fonte da Caixa.

A vacinação da localidade da Unidade de Saúde da Família do Santo Antônio acontecerá de forma volante, onde duas equipes irão de casa em casa vacinar o público-alvo, uma vez que a unidade encontra-se em requalificação.

Salvador – O Dia D da Campanha de Vacinação cem Salvador acontece das 8h às 17h. Para ampliar a cobertura e atingir a meta de proteger pelo menos 90% dos 570 mil indivíduos que fazem parte da população eletiva no município, serão disponibilizadas além 255 pontos de imunização entre unidades da rede básica e locais de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, creches, associações, igrejas e estações de transbordo.

Na capital baiana, estratégia imunizou até o momento cerca de 171 mil pessoas, número que corresponde a 27% do total da população-alvo. Aproximadamente 399 mil pessoas inda não procuraram os postos de saúde da rede municipal para receber a dose da vacina. Os portadores de doenças crônicas correspondem ao grupo que menos procurou os postos até o momento (7,8%), tendo como subsequente os professores (13%). Entre os demais grupos prioritários, os trabalhadores da saúde seguem liderando o ranking de menor cobertura (18%), sendo seguido pelos idosos (25,6%). Os demais também seguem abaixo do esperado. As crianças, que formam um dos grupos mais vulneráveis, atingiu apenas 30%.

Dias d’Ávila – A vacinação em Dias d’Ávila é realizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). No Dia D de Mobilização Nacional, a imunização acontecerá ainda em postos volantes nos bairros da Concórdia, Entroncamento e Genaro. Na Praça ACM, no Centro, haverá um posto fixo durante todo o dia.

scroll to top