Descentralização e prontuários eletrônicos dão o tom em inauguração do Distrito Sanitário de Abrantes

whatsapp-image-2018-12-18-at-21-29-19-1024x683.jpeg

Durante a inauguração da sede administrativa do Distrito Sanitário de Vila de Abrantes, o secretário de Saúde, Elias Natan, foi categórico ao afirmar que Camaçari deve passar por uma reformulação no sistema de saúde com a implantação de prontuários eletrônicos e que para isso, será necessário o recadastramento dos cartões do SUS. Na entrevista cedida na última terça-feira (18), Natan ainda frisou que o novo sistema possibilitaria às unidades da rede cruzarem as informações dos pacientes, agilizando o atendimento e também evitando que um grande número de pessoas de outras cidades sobrecarregue o sistema de saúde do município.

Durante o evento, o prefeito Elinaldo Araújo também anunciou outras iniciativas que buscam qualificar a rede de saúde. “Vamos fazer um centro de referência à saúde da mulher, na sede, no bairro da Gleba B, e uma casa de parto na orla”, destacou, citando ainda que a Prefeitura Avançada da Orla, em Vila de Abrantes, deve ganhar um posto com serviços de saúde e um mercado. Além dos equipamentos, o gestor ressaltou que será implantado ponto eletrônico para os servidores, o que deve melhorar os atendimentos.

Sobre a atuação dos funcionários públicos, o prefeito Elinaldo foi enfático ao cobrar maior empenho, sobretudo dos comissionados. “Tem que trabalhar dobrado, entender que foi o prefeito que escolheu. Porque tem pessoas que estão no comodismo do ar-condicionado, do cafezinho, e eu vou cobrar isso. Já está me cansando e vou tomar medidas duras para que seja resolvido. Não adianta o prefeito estar correndo e a equipe andando”.

DISTRITOS SANITÁRIOS

O prédio onde passou a funcionar o Distrito Sanitário de Abrantes fica em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. No prédio funcionarão os setores administrativos da Vigilância à Saúde, Alta e Média Complexidade, Atenção Básica e Regulação. Segundo o secretário Elias Natan, o Distrito tem a disposição cinco veículos e será responsável por gerir e fiscalizar as políticas e diretrizes de saúde determinadas pela Secretaria de Saúde (Sesau) para poligonal territorial que abrange Busca Vida, Catu de Abrantes, Cajazeiras de Abrantes, Vila de Abrantes, Machadinho, Jauá, Areias e Arembepe.

Além de gerir o trabalho das Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento Dr. Artur Sampaio (PA), o distrito Sanitário de Abrantes também terá Policlínica Especializada e Central de Regulação próprias, assim como todo suporte de Vigilância à Saúde com as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental em Saúde.

“Este é o primeiro de três distritos que serão instalados na cidade”, explicou a Coordenadora do Distrito Sanitário de Abrantes, Tânia Bacelar, acrescentando ainda que o próximo a ser inaugurado será o de Monte Gordo, e em seguida, o da Sede. De acordo com a Prefeitura, a territorialização deve ocorrer de maneira gradativa e vai respeitar as características epidemiológicas de cada distrito.

Para o vice-prefeito, José Tude, a nova divisão da rede de saúde em distritos sanitários irá aproximar os serviços das comunidades. “A descentralização é o caminho para avançarmos”, afirmou, defendendo ainda a criação de polos educacionais no município. “Foi aprovada hoje na Câmara de Vereadores a criação da Prefeitura Avançada da Costa de Camaçari e da Secretaria de Turismo”, anunciou, citando ações que devem promover a descentralização dos serviços na cidade.

 

scroll to top