Notícias

Defensoria Pública oferece orientações jurídicas e testes de DNA na Arena Fonte Nova

whatsapp-image-2019-08-05-at-11-36-46-1024x576

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) realiza até esta quarta-feira (07/08), das 9h às 17h, um mutirão de atendimentos na Loja Esquadrão do Esporte Clube Bahia, localizada no estádio Arena Fonte Nova, em Salvador. Estão sendo oferecidos testes de DNA e orientações jurídicas, ambos gratuitos.

O objetivo da iniciativa é amenizar os alarmantes dados que apontam para a quantidade de crianças que não possuem o nome do pai no registro. De acordo com pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), são ,5 milhões de crianças no Brasil. “A parceria com o Bahia ajuda que o público do clube e o público que gosta de futebol demonstre não só o amor em campo, mas também na sua família. É uma forma de despertar nos torcedores, seja do Bahia ou de outro time, que o futebol e a paternidade podem andar juntos, então foi uma estratégia para tentar atrair esse cidadão para que a sociedade ganhe como um todo”, afirma a defensora pública e coordenadora da Especializada de Família e Sucessões, Tatiane Franklin Ferraz.

Para Guilherme Bellintani, presidente do Esporte Clube Bahia, é necessário colocar a mão na massa para obter uma verdadeira transformação na sociedade. “O objetivo é fazer com que cada pai que ainda não reconheceu o seu filho venha até a Fonte Nova na loja Esquadrão durante essa semana para que a gente consiga a maior adesão possível à campanha e fazer com que crianças que não tenham o registro paterno consigam ter a partir desse trabalho. Com o exame de DNA gratuito e o reconhecimento da paternidade, a vida da criança e do pai vão mudar de fato, numa reconfiguração desta relação. Isso é muito bom e a gente precisa enfrentar juntos essas mazelas sociais”, defende.

Ainda nesta semana será lançada a campanha de intensificação da ação cidadã “Sou Pai Responsável” em dois momentos: o primeiro na  quinta-feira (08), em Salvador, na Casa de Acesso à Justiça I, no bairro Jardim Baiano, e o segundo em Feira de Santana na sexta-feira (09). Ambos com a presença do ator baiano Érico Brás, padrinho da campanha em 2019.