Debate em Camaçari: Tripla esquerda cautelosa e guerra fria entre prefeituráveis

Debate.png

A terça-feira (13) camaçariense foi marcada pelo debate entre candidatos e candidata à gestão do Executivo Municipal. O evento organizado pelas entidades representantes do comércio na cidade, Acec e CDL, foi marcado pela presença de três candidatos ligados à política de esquerda, Nilton (PSOL), Caetano (PT) e Jailce (PCdoB), já que Elinaldo (DEM) não compareceu à atividade e, Francisco (SDD), marcou presença, mas não pôde integrar o debate por estar com a candidatura impugnada.

As explanações incisivas de Nilson (PSOL) foram marcadas por uma fidedigna defesa à bandeira socialista e de uma política mais inclusiva e horizontal. Já o candidato Caetano (PT) fez um resgate das principais obras e iniciativas nos oito anos de gestão, anexando novos projetos, como, Tarifa Zero dominical aos estudantes e Hospital da Criança, enquanto Jailce (PCdoB) foi mais enfática acerca de projetos de inserção produtiva de jovens e mulheres e mobilidade urbana.

Nas entrelinhas, o que se viu foi uma Jailce com discurso fortalecido em uma área-chave da candidatura Caetanista, que é empreendedorismo. Parece que a comunista andou bebendo desta fonte com sua assessoria e já apresenta alguns bons rótulos artesanais. Já Caetano teve como destaque,  propostas mais visualizáveis pelo grande público, como as bolsas de primeiro emprego dirigidas à comunidade jovem, além da defesa da candidatura fincada no legado político-administrativo.

Com menos verba para campanha tanto de chão, quando nas mídias, Nilton surgiu como candidato “que não pontua” nas pesquisas, mas que pontua bem ao vivo, quando o assunto é olho a olho na defesa da população mais necessitada.

Como era de se esperar em um debate com três esquerdistas, ocorreram algumas alusões à política nacional no que diz respeito aos direitos trabalhistas. Todos os candidatos criticaram as medidas já adotadas pelo presidente, Michel Temer; Com mais ênfase, como Nilton e Caetano, ou com mais discrição, como Jailce.

scroll to top