Notícias

Curso sobre língua Iorubá é oferecido de forma gratuita em Salvador

4f3af0_b954861d091c41b8b7a7bf3134224b44_mv2

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Lições de língua Iorubá-Nagô para iniciantes”, oferecido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, em Salvador. O procedimento deve ser feito por meio do link www.ighb.org.br. As aulas serão realizadas de 22 a 26 de julho, das 14h às 18h, com carga horária de 20 horas.

O objetivo é proporcionar uma introdução a léxica e a sintática da Língua Ioruba-Nagô, uma língua da família linguística Nigero-Congolesa, ainda falada por cerca de 35 milhões de pessoas na Costa Ocidental da África e nas Américas, inclusive no Brasil. A língua Iorubá-Nagô já foi uma língua franca falada pelos povos nagôs e seus descendentes nas ruas da cidade de Salvador nos tempos do Brasil Colônia.

Durante o curso serão abordados a conversação regular do dia-a-dia em língua Iorubá-Nagô e aspectos culturais comuns aos povos Iorubá na Nigéria e na diáspora africana, além da estrutura da língua nos seus processos fundamentais de comunicação (pronomes, verbos, preposições) e a língua falada no dia-a-dia como instrumento de interação social e cultural entre os indivíduos.

O ministrante será o professor Adelson Silva de Brito, mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho; licenciado em Física; pesquisador no campo das desintegrações nucleares naturais; professor de Língua e Cultura Iorubá na Casa da Nigéria e no Centro de Cidadania – CECI do Departamento de Direito da UNIFACS, dentre outras instituições de ensino. Atualmente, as suas funções religiosas na Tradição de Matriz Africana Jeje-Nagô, no cargo de Mawó (Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô) tem se tornado o foco da sua atuação. As pesquisas sobre os Rituais da Liturgia Jeje, estão conduzindo o seu projeto de doutorado para a área da Antropologia e da Etnografia da Cultura Religiosa Jeje na Bahia.

Confira o conteúdo programático do curso:

22 – ABD,oAlfabeto Iorubá Yorùbá

23 – Ìkíni tabi kiki/A importância da saudação

24 – Àwọn ọ̀rọ̀ tí a fi dípò orúkọ/Pronomes regulares e enfáticos

25 – Òdi ni èdè Yorùbá/Negação em Iorubá

26 – Yoruba Ye mi/Eu entendendo o Iorubá