Camaçari Saúde

Cres de Camaçari disponibiliza autoteste para HIV

Foto: Reprodução/Agora é Agora SP
Foto: Reprodução/Agora é Agora SP

O autoteste para HIV já está disponível no Cres de Camaçari. Os interessados podem ir até a sede do Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres) que fica localizado na Rua Oito de Dezembro, Centro, próximo ao Banco Santander, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

O autoteste funciona da mesma forma que os testes rápidos utilizados em serviços de saúde ou em ações de promoção da saúde, com a diferença que é feito pela própria pessoa, em casa ou em qualquer lugar, no momento que preferir, sozinho ou com alguém em quem confia. O exame pode utilizar fluido oral ou sangue, a depender do tipo de teste escolhido. Basta seguir o passo a passo. Ele é intuitivo e muito fácil de interpretar.

 

Um teste não reagente (negativo) significa que o corpo não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. Na ausência de comportamento de risco ou exposição acidental no período de janela imunológica não há necessidade de realização de um novo teste. Caso persista a suspeita de infecção pelo HIV, um novo teste deverá ser realizado em 30 dias.