Covid-19: taxa de ocupação de leitos de UTI atinge 100% em Camaçari

Leitos-excluivos-no-Hospital-Santa-Helena-para-pacientes-com-coronavírus_Foto_ThiagoCanuto.jpeg

Foto: Thiago Canuto

Com desativação dos centros Intensivo e Intermediário de Enfretamento à Covid-19 de Camaçari, em 1º de dezembro, o município passou a contar com 10 leitos de UTI exclusivos para tratamento da doença, todos no Hospital Santa Helena.

A Secretaria de Saúde (Sesau) afirma que quantidade atende à demanda atual da cidade, “que diminuiu”.  Desde o início da pandemia, Camaçari soma 6.756 casos positivos de Covid-19 e deste total, 160 estão ativos – 151 em isolamento domiciliar, sete passam por tratamento em leito da rede pública e dois da rede privada – e 132 óbitos. Anteriormente, o município dispunha de 26 leitos de UTI e 20 leitos de observação.

“Hoje estamos com os 10 leitos ocupados, mas dois serão liberados hoje e com novas altas previstas até sexta-feira. E no momento não temos nenhum paciente na espera de UTI. Isso mostra que atualmente os 10 leitos são suficientes. Mas, havendo a necessidade iremos reativar o Centro Intensivo, com certeza”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Duplat.

Segundo Duplat, o foco no momento deve ser na prevenção. “No momento, precisamos intensificar as medidas preventivas. Essa é a principal arma contra a Covid-19. A UTI é o último recurso quando a medida preventiva não teve êxito ou não seguimos a mesma”.

scroll to top