Coronavírus: Prefeitura de Salvador interdita praias de Cantagalo e Boa Viagem e inicia fiscalização

Praia-da-Boa-Viagem-Cidade-Baixa-Salvador-Bahia-Foto-Amanda-Oliveira-4-960x640.jpg

Foto: Divulgação

 

Com o novo decreto da Prefeitura de Salvador em combate ao novo coronavírus (Covid-19), a interdição das praias do município foi prorrogada até o dia 4 de maio. E a partir desta sexta-feira (17), as praias de Cantagalo e Boa Viagem, ambas localizadas na Cidade Baixa, passam a integrar a lista de outras seis que já estavam interditadas pelo órgão desde o dia 21 de março – Porto e Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Piatã e Ribeira.

Os gradis, cercas e tapumes já foram instalados nos locais pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e os agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda Civil Municipal (GCM) iniciaram a fiscalização, para garantir o cumprimento da lei. Segundo a Prefeitura, os agentes da Semop vão evitar a presença de comerciantes na praia e entorno. Já os guardas municipais agirão de maneira educativa, orientando a população a respeitar a interdição e a não frequentar o local.

O diretor municipal de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, conta que o órgão recebeu denúncias de que Cantagalo e Boa Viagem estavam sendo frequentadas por banhistas, o que levou à decisão pela interdição:

“As praias são locais de grande lazer para a nossa cidade, mas, a partir do momento em que a gente deixa uma pessoa ficar na praia, as outras se sentem no direito de também frequentar. É isso que não pode acontecer porque, se todos vierem, vai começar a formar aglomerações e gerar um risco de contágio. Portanto, é com esse objetivo de proteger a vida das pessoas que tomamos essa providência de interdição e de fiscalização”, afirma Lima.

OUTRAS PRAIAS

Apesar do isolamento físico ser feito em agora oito praias, todas as demais da cidade estão proibidas para banho e uso da faixa de areia para evitar aglomerações. A Prefeitura vem fiscalizando esse cumprimento, inclusive a partir de denúncias da população pelo site do ‘Fala Salvador’ e pelo telefone 160. As fiscalizações da guarda são feitas diariamente com 60 agentes e 15 veículos.

scroll to top