Notícias Poder Público

Conselheiros do Comam participam capacitação em Camaçari

Foto: Ascom/PMC
Foto: Ascom/PMC

Em processo de qualificação e formação, os conselheiros eleitos para compor o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) de Camaçari estão participando de um curso de capacitação, que teve início em agosto deste ano e seguirá até o final de novembro. A iniciativa é proveniente de uma parceria da Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), com as entidades Instituto Arborize e Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Nesta sexta-feira (25/10), a formação foi realizada pela promotora Luciana Cury, do Ministério Público.

No total, a capacitação conta com carga horária de 60 horas, distribuídas em dois encontros durante os finais de semana. Algumas aulas estão sendo ministradas pela professora Márcia Margarida, além da participação e interação de outros profissionais que são convidados para falar sobre as atividades exercidas pelos conselheiros, bem como políticas públicas, licenciamento ambiental, urbanização, entre outras perspectivas de abordagem acerca do meio ambiente.

Atuando pela primeira vez como conselheira, a jornalista Ana Maria opinou sobre o processo da construção do conhecimento a partir da capacitação, bem como a sua motivação para lutar em favor das discussões ambientais. “Estou muito satisfeita porque é um curso que dá uma visão ampla da legislação ambiental, das leis que existem. Então, essas coisas são muito importantes. Eu acho que nenhuma pessoa pode participar de um conselho sem estar informada sobre as leis. A minha intenção é construir a compreensão de como é importante da gente preservar o meio ambiente”.

A turma contempla 36 conselheiros, sendo 18 titulares e 18 suplentes. Integrado a eles, alguns membros da fiscalização do meio ambiente também estão participando desse processo. A formação tem como intuito contribuir para a integração para o aprimoramento dos conhecimentos referente às políticas públicas ambientais, além do fluxo de projetos e planejamento de ações do Conselho. Durante os encontros, já foram debatidos assuntos como: o histórico dos conselhos, o que são e como funcionam; a Política Nacional do Meio Ambiente; ferramentas; licenciamento ambiental e unidades de conservação.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari

Sobre o Autor

Redação AGS9

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *