Concertos de Natal acontecem na Catedral Basílica do Salvador

Turmblasen-3.jpg

Foto: Divulgação

Performance conhecida como Turmblasen acontece na torre sineira da Basílica

Os dias e noites de dezembro em Salvador terão um brilho especial com as apresentações programadas pela Catedral Basílica e o Coro e Orquestra Barroco na Bahia, para celebrar o período natalino. A partir deste domingo (05.12), às 11h30,  até a noite de véspera de Natal, haverá concertos de música clássica no interior da igreja, além do lançamento do novo projeto “Música de Natal na torre da Catedral”, com apresentação de músicas natalinas pelo conjunto “Metais Catedral” na torre sineira, que executará a performance conhecida como Turmblasen. Por questões de protocolo de segurança será exigida cartão de vacinação na entrada dos concertos.

Turmblasen, ou simplesmente música de sopros na torre, é uma performance musical executada no topo de uma torre por um grupo instrumental de sopros: trompetes, trombones, tubas, etc. Tradição medieval na Alemanha, as apresentações ocorrem sempre em dezembro durante os festejos de Natal com músicas natalinas tradicionais. O grupo de sopros será formado por três trompetes e três trombones que, diretamente da torre da Catedral Basílica, levará música a todo o Terreiro de Jesus. As apresentações irão acontecer sempre após os sinos da missa das 18h repicarem.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Concertos na Basílica acontecerão nas manhãs de domingo, de dezembro

 A primeira apresentação da Orquestra Barroco na Bahia acontece dia 05.12 às 11:30h. Será o concerto com música para orquestra de cordas, com direção musical de Alexandre Casado. No programa constam peças dos compositores A. Corelli, J. Haydn, G. Bottesini e G. Rossini.

Já no dia 12 de dezembro, às 11h30, haverá nova apresentação com Coro e Orquestra Barroco na Bahia, além de quatro solistas, sendo três deles do coro da OSESP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Eles entoarão a 1ª Cantata do “Oratório de Natal” de Bach e partes do oratório “O Messias” de Händel, com a direção musical do Mestre de Capela da Catedral, Padre Hans Bönisch.

A performance Turmblasen tem início no domingo (19.12) às 11:30. O conjunto “Metais Catedral”, utilizando três trompetes e três trombones, apresentarão música internacional de Natal para sopros. O projeto “Música de Natal na torre da Catedral” vai acontecer ainda todos os dias, entre 19 e 24 de dezembro, de cima da torre sineira, sempre às 18:00h. Mas no dia 24 de dezembro, a apresentação ocorrerá às 17:30h, antes da Missa do Galo.

Segundo o pároco da Catedral Basílica, Padre Abel Pinheiro, toda a programação natalina foi pensada para trazer beleza, conforto para as almas, alegria e reflexão. “O Natal nos oferece a oportunidade de fazermos uma reflexão sobre nossas vidas. É um período não apenas de festividades, mas de olharmos para o outro, de melhorarmos nossas ações, de sermos solidários. A programação nos trará beleza e encantamento. E isso sempre nos aproxima de Deus”, disse Pinheiro.

 SERVIÇO

Domingo, 5 de dezembro de 2021, às 11h30

Concerto com música para orquestra de cordas; a Orquestra Barroco na Bahia, sob a direção musical de Alexandre Casado, apresenta músicas de A. Corelli, J. Haydn, G. Bottesini e G. Rossini.

Domingo, 12 de dezembro de 2021, às 11h30

Solene Concerto de Natal com Coro e Orquestra Barroco na Bahia e 4 solistas (três solistas da OSESP) apresentarão a 1ª Cantata do “Oratório de Natal” de J.S. Bach e partes do oratório “O Messias” de G.F. Händel sob a direção musical do Mestre de Capela da Catedral, Pe. Hans Bönisch.

Domingo, 19 de dezembro de 2021, às 11h30

Apresentação do novo conjunto musical “Metais Catedral” (3 trompetes e 3 trombones) tocando música internacional de Natal para sopros.

Dias 19, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, às 18h00

Apresentação do conjunto “Metais Catedral”, com músicas de Natal de cima da torre sineira.

Dia 24 de dezembro, às 17h30

Apresentação do conjunto “Metais Catedral”, com músicas de Natal de cima da torre sineira, antes da Missa do Galo.

scroll to top