CONAR abre representação ética contra live do Gusttavo Lima após “denúncia de consumidores”

Gusttavo-Lima_Live_Ambev_Conar_Reproducao.jpg

foto: divulgação

Na manhã desta quarta-feira, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) abriu uma representação ética contra Gusttavo Lima, após o cantor sertanejo ingerir cerveja ao vivo em suas redes sociais, através da “Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa”, patrocinada pela Cervejaria Ambev.

Segundo o CONAR, a representação foi aberta a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas.

Em seu site, o órgão também cita que a live deve ser “conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidados para que não seja difundida para as crianças e adolescentes”, já que não houve restrição de acesso para menores de idade.

Confira na íntegra o posicionamento da Ambev, emitido por sua assessoria de comunicação e disseminado pelo portal Meio & Mensagem:

“Nesse momento de quarentena, sabemos que as lives de cantores e artistas assumiram um papel relevante e inovador para manter as pessoas dentro de casa e levar um pouco de entretenimento. Para promover a iniciativa, patrocinamos alguns desses eventos, sempre com o cuidado de assegurar as medidas de higiene e distanciamento social e com a devida orientação prévia aos artistas sobre as regras do CONAR de publicidade de bebidas. Além disso, enviamos um guia reforçando as regras do CONAR e treinamos as pessoas envolvidas. Sabemos que em algumas lives, de forma totalmente espontânea, algumas orientações não foram seguidas. Estamos reforçando as regras dado esse novo contexto de entretenimento virtual e estamos mais do que nunca comprometidos com o consumo responsável de nossos produtos… Vale lembrar que a live é de propriedade do artista, muitas vezes realizada em sua casa, o que representa um desafio.”

Até o momento, não houve posicionamento do cantor Gusttavo Lima.

scroll to top