Esporte e Bem estar

Competição de triatlo reúne 500 atletas na orla de Salvador

_NEF0042

Desta quinta-feira (18/10) até domingo (21) é realizado o 1º Challenge Salvador – desafio de triatlo inspirado na versão original da cidade de Roth, na Alemanha, que consiste em cinco provas de curta, média e longa duração e envolvem natação no mar, ciclismo e corrida. As competições duram, em média, cinco horas, e terão a participação de cerca de 500 atletas, divididos entre competidores de elite e amadores.

A disputa começa com o desafio de natação. Serão 1.900 metros de braçadas no mar de Piatã, seguidos da transição para as bicicletas, dispostas estrategicamente na praça da concentração. Com saída da Praça de Piatã, o desafio de bike percorrerá 90 quilômetros. Os competidores devem sair da praça, passar pela Sereia de Itapuã e seguir rumo ao Quartel de Amaralina, cumprindo o mesmo trajeto por três vezes – perfazendo 30 km em cada uma delas. Depois, retornam para a praça, de onde partirão para o cumprimento de mais 21 quilômetros de corrida, divididos em três voltas de 7 km cada.

O cronograma de atividades teve início nesta quinta-feira com uma exposição de lojistas na Feira de Piatã até às 19h. Além disso, teve início a entrega de kits para os competidores. Na sexta (19), é mantido o cronograma do dia anterior. Durante a realização da competição, a Transalvador realizará bloqueio parcial da orla entre os bairros de Itapuã e Amaralina. Aos motoristas que necessitem transitar pela região, o órgão recomenda que utilizem as avenidas Paralela, Jorge Amado, Pinto de Aguiar e Orlando Gomes.

No sábado (20), começam as competições, de 4h ao meio dia. Três disputas ocorrerão no primeiro dia, no chamado Challenge Family, que consiste nas provas intituladas “Challenge For All”, que é subdividida em corridas de 5 km e 10 km, além da “Challenge Jr.”, onde são percorridas pequenas distâncias. No domingo (21), é a vez da competição com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. Além disso, competidores participam da Sprint Challenge, subdivididas em nado, pedalada e corrida, mas com distâncias de 750 metros, 20 quilômetros e 5 quilômetros.

“Pela primeira vez, a capital baiana recebe essa grande competição internacional. O evento reunirá atletas profissionais e amadores da Bahia, Brasil e do exterior”, afirma Cleber Castro, diretor de Marketing da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), uma das organizadoras do evento.