Com estoque crítico, Banco de Sangue de Camaçari pede por doação

hemoba4.jpg

Foto: Camila Souza/GOVBA

A Unidade de Coleta e Transfusão do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia) de Camaçari, conhecida como Banco de Sangue, está realizando a campanha intitulada “Operação Verão”, para atrair doadores. O espaço está com estoque crítico para os fatores Rh negativo, de todos os tipos sanguíneos.

Os requisitos básicos para a doação são: ter idade entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar alimentado, mas deve evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, caso seja após o almoço, aguardar duas horas, estar descansado e em boas condições de saúde. Menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal e para as pessoas com 60 anos ou mais, a primeira doação deve ter sido feita antes dessa idade.

Para doar é necessário apresentar um documento oficial com foto. A Assistente Social do setor de Captação de Doadores, Ariane Santos, falou sobre a campanha. “Estamos em um período de ‘férias’, onde, infelizmente, o número de acidentes aumenta, e nos aproximando de um período festivo: o Carnaval. Precisamos elevar o número de doações, bem como, mantê-lo para reforçar os estoques e conseguirmos atender as demandas que possam surgir. Esperamos que vários segmentos da sociedade (igrejas, empresas, militares, dentre outros) abracem esta operação e colaborem com o Banco de Sangue de Camaçari”.

Existem alguns impedimentos temporários para a doação: se estiver gripado, resfriado, com febre, espere 15 dias; estar grávida ou período pós (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana); amamentando; ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses (se for em cavidade oral ou genital impede a doação); ter feito exames ou procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses; situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

Já os impedimentos definitivos são: hepatite após os 11 anos de idade; uso de drogas ilícitas injetáveis; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue, hepatites B e C, Aids – vírus HIV, doenças associadas ao vírus HTLV I e II, doença de Chagas e sífilis.

O Banco de Sangue fica no anexo do Hospital Geral de Camaçari (HGC), na Avenida Jorge Amado, s/n, e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, e sexta-feira, das 8h às 12h. Para outras informações o telefone da unidade é (71) 3644-4252 e as pessoas interessadas em montar grupos devem entrar em contato para agendamento.   

 

Foto: Camila Souza/GOVBA

scroll to top