Coleta de lixo: Limpec se posiciona após manifestações

limpec-lixo.jpg

Foto: Ascom Limpec

A terça-feira (6) em Camaçari foi marcada pelo protesto da população contra a falta de coleta de lixo em toda cidade. Em nota pública divulgada à imprensa, na manhã desta quarta-feira (7), a Limpec assegura que a coleta de lixo domiciliar é de responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos Municipal (Sesp) e, portanto, a empresa não está diretamente envolvida. A companhia ainda afirma que o fechamento do aterro sanitário, que influenciaria no processo de coleta, durou apenas um dia.

Veja abaixo a nota na íntegra:

Nota Pública – Limpec se posiciona quanto ao descarte de lixo na Prefeitura

Ontem manifestações organizadas através das redes sociais culminaram pelo descarte de lixo em frente à prefeitura e à casa do prefeito Ademar Delgado. A Limpec, como empresa fundada para gerir a limpeza pública na cidade e hoje responsável por parte dessa limpeza, esclarece alguns pontos através dessa nota.

O aterro sanitário, unidade de destino final gerida pela Limpec que recepciona todo o lixo descartado da cidade, esteve fechado entre segunda e terça-feira (05 e 06/12). A empresa terceirizada, responsável pelas máquinas que compactam o lixo e preparam o local para recepção de resíduos e pelos funcionários que trabalham no aterro, estavam sem receber. 

Esse pagamento é feito através do repasse da prefeitura à Limpec, que só foi conseguido ontem pela manhã. Tão logo feito esse compromisso, o aterro voltou a funcionar. Diversas queixas tratam de vários dias sem coleta de lixo em muitos pontos da cidade, o que teria causado a revolta e por fim, o fato do descarte na prefeitura e na casa do prefeito, em Arembepe.

É importante deixar claro que a coleta de lixo domiciliar – queixa estopim para o evento popular dessa terça-feira – é de responsabilidade da SESP – Secretaria de Serviços Públicos de Camaçari. Cumprindo o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), bem como a lei municipal 973/2009, que trata da responsabilidade do gerador sobre o descarte entulho, a Limpec atualmente só gerencia o aterro sanitário.

Portanto, a Limpec não está diretamente envolvida na ausência dessa coleta, já que a queixa refere a dias sem coleta e a paralisação do aterro, que influenciaria totalmente durou apenas um dia. Maiores esclarecimentos sobre a coleta de lixo domiciliar, são de competência da SESP, pasta responsável pelo contrato com a Abrantes Ambiental que é a executora desse serviço. Continuamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Ascom Limpec

scroll to top