Cultural

Coleção Inglesa doada por Assis Chateaubriand está em exposição em Salvador

BRYAN_ORGAN

O Palacete das Artes, em Salvador, recebe a exposição “Coleção Inglesa doada por Assis Chateaubriand, em 1967”. A mostra é composta por 30 telas que pertencem ao acervo do Museu Regional de Arte, do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A visitação pode ser feita até o dia 28 de julho, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

O coordenador do Museu Regional, Cristiano Silva Cardoso, explica que a coleção foi doada por Chateaubriand em 1967, época em que o empresário esteve engajado na Campanha Nacional de Interiorização das Artes, com a proposta de dinamizar a vida cultural de Feira de Santana. “Dentre as obras que compõem este acervo, a coleção inglesa marca a liberdade de composição, característica da Escola de Londres nas décadas de 1950 e 1960. As obras permitem, além do estudo e deleite sobre a evolução da pintura inglesa modernista, uma fonte de pesquisa única na América Latina, promovendo o atravessamento de lógicas sobre tessituras territoriais, estéticas, de memórias e criatividade, em pleno solo sertanejo”.

A obra intitulada “Três Torres de Suffalk”, de John Piper, já pertenceu ao acervo da destacada Tate Gallery. A tela “Muggeridge em Azul”, de Bryan Organ, merece destaque pelo fato do seu autor ter se tornado famoso, em todo o mundo, por ter pintado o retrato de Lady Di, exposto na galeria dos retratos da família real, no Buckingham Palace. O trabalho de Brett Whiteley e ainda a pintura em óleo sobre tela, de dupla face, denominada “Jane Avril”, de autoria de John Kiki. Howard Hodgkin, que tem no museu a obra “Mr. Mrs. Roger Coleman”, tornou-se notável pelo longo tempo utilizado na preparação de trabalhos. E este, especificamente, foi realizado durante dez anos; vale ainda referência ao trabalho de Pauline Vicent, intitulado “Seated figure” que se destaca pela técnica e natureza dos materiais, esmalte sobre metal.

Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (71) 3117-6987.