Notícias

Cine Debate da Defensoria Pública promove primeira edição nesta sexta (12) em Salvador

destaque_eu-nao-sou-homem-facil

Nesta sexta-feira (12/07), às 14h30, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) estreia o “Cine Debate”, projeto com o intuito de promover acesso a conteúdos cinematográficos que flertam com as atribuições institucionais de promoção de educação em direitos, além de gerar diálogos e reflexões sobre as temáticas abordadas. As sessões serão abertas ao público e acontecerão no Cinema da Biblioteca Pública do Estado, em Salvador.

O primeiro filme apresentado será Eu não sou um homem fácil, da diretora francesa Éléonore Pourriat. Na comédia, “um machista inveterado acorda em um mundo paralelo dominado por mulheres, onde ele entra em conflito com uma poderosa escritora”, descreve a sinopse”.

A defensor público geral, Rafson Ximenes, defende que a arte tem uma função emancipadora. “A gente espera que os defensores e servidores participem, mas que especialmente os assistidos da Defensoria abracem esse projeto e usem essa oportunidade para ir ao cinema”, afirma. “A população mais pobre sofre alguns tipos de privação. Normalmente falamos da privação do alimento, da saúde e dos mais diversos direitos, mas a gente esquece uma que é tão importante quanto, que é a privação do acesso à cultura, do acesso à arte”, acrescenta Rafson.

Para debater o primeiro filme, estarão presentes a defensora pública e coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, Lívia Almeida; a coordenadora do GT Mulheres DPU, defensora pública federal Charlene Borges; e a coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher – GEDEM, promotora de justiça estadual Lívia Sant’anna Vaz.

A segunda edição também já tem data marcada e acontece no dia 20 de setembro, com a exibição do documentário “Auto de Resistência” e a presença da diretora do longa-metragem, Natasha Neri. No dia participam ainda do debate a socióloga Vilma Reis e o investigador da Polícia Civil da Bahia e membro do Coletivo Policiais Antifascismo Kleber Rosa.