Notícias Saúde em Foco

Campanha de vacinação contra o sarampo é intensificada no próximo fim de semana em Camaçari

vacinação

O próximo sábado (24/08) e domingo (25) serão os “Dias D” de vacinação contra o sarampo em Camaçari. A ação de intensificação tem como objetivo imunizar a população com idade entre 1 e 49 anos que não possui registro da vacina ou com esquema vacinal incompleto para sarampo. De acordo com a Prefeitura, a vacina contra o sarampo é ofertada diariamente em todas as unidades de saúde do município.

No sábado, o Dia D acontecerá na sede de Camaçari, onde a vacinação ocorrerá em stands montados no Supermercado Assaí, Boulevard Shopping e Centro Comercial (Feira).

No domingo, a ação de intensificação acontecerá na Costa de Camaçari, com stands em Barra do Jacuípe (próximo à passarela da Estrada do Coco), Shopping Guarajuba, Feira de Monte Gordo, Mercado Cultural em Barra do Pojuca, Outlet Premium, Posto de Informações Turísticas Nidinho, na entrada de Arembepe e Igreja Matriz de Vila de Abrantes.

Nestes dias, será oferecida apenas a vacina contra o sarampo (tríplice viral e tetraviral). “Até o momento, não tivemos nenhum caso de sarampo confirmado em Camaçari. Mas, como nossa cidade recebe pessoas de vários estados e municípios diariamente, temos que permanecer vigilantes. Por isso, estamos realizando essa ação de intensificação nos dias 24 e 25 em locais com grande movimentação popular, para atingir o maior número de pessoas possível”, explica o secretário de Saúde, Elias Natan.

Nos Dias D a vacinação não acontecerá nas unidades de saúde. Apenas nos locais relacionados acima.

Lauro de Freitas – Após a confirmação de um caso de sarampo em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) está intensificando a imunização contra a doença com doses extras da vacina, que já estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF) em todo o município. A vacinação será destinada a todas as faixas etárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde de acordo a avaliação da situação vacinal, idade e com as doses já recebidas especificadas no cartão de vacinação.

Secretário da Sesa, Vidigal Cafezeiro explica que a proteção contra o sarampo faz parte das chamadas vacinas de rotina, o que significa dizer que suas doses ficam disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde. Cafezeiro ressalta que “a imunização não é indiscriminada, ou seja, é avaliada a situação vacinal pessoa a pessoa. Quem já tomou a vacina não precisa ser revacinado porque já está protegido”, alerta explicando que Lauro de Freitas não terá dia D de Vacinação por não apresentar nenhum caso da doença.

De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde da Sesa, Regina Coeli, quem tem de 01 a 29 anos deve ter em seu cartão de vacinação duas doses da vacina. Para quem tem de 30 a 49, apenas uma dose é necessária. No caso das crianças de 06 a 11 meses, a dose de vacinação é extra, o que significa que ao completar um ano, a criança deve ser levada a uma unidade de saúde e seguir as orientações para tomar normalmente as duas doses do ciclo normal de vacinas. “Essa é uma dose que não vai ser validada na rotina de vacinação. Por conta do alerta de surto, a orientação do Ministério é proteger principalmente as crianças com essa dose extra, porque elas são mais vulneráveis”, explica Coeli.

Bahia – Na Bahia, segundo a Sesab, desde o início do ano, foram registrados 190 casos suspeitos. Desses, 96 foram descartados, um confirmado com vírus importado da Europa e  93 ainda estão em fase de investigação. A infectada foi uma soteropolitana de 12 anos que estava na Espanha a passeio e já chegou à capital baiana doente.

Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor
Banner Ags9