Campanha contra poliomielite e sarampo é prorrogada até 14 de setembro

edit_mcmgo_abr20180818_1358.jpg

O Ministério da Saúde prorrogou até 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Pelos dados preliminares, a média de vacinação está em 88%. Em apenas sete estados a meta de vacinar pelo menos 95% do público-alvo foi atingida.

Estados e municípios que não atingiram a meta devem manter a campanha por mais 15 dias. Devem ser vacinadas contra a poliomielite o sarampo crianças de 1 ano a 4 anos e 11 meses. Até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças não recebeu o reforço dessas vacinas. A recomendação é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja vacinado.

A Bahia é o sétimo estado com menor índice de vacinação. O Rio de Janeiro é o que apresenta os menores números, seguido por Roraima, Pará, Piauí, Distrito Federal e Acre. Após a Bahia, aparece o Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas. Já os estados que atingiram a meta de imunização são Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão. Em todo o país, foram aplicadas mais de 19,7 milhões de doses das vacinas (cerca de 9,8 milhões de cada).

Camaçari

Em Camaçari, já foi vacinado contra a poliomielite 70,98% do público-alvo, e contra o sarampo 69,17%. De acordo com a Prefeitura, apesar dos números serem positivos se comparados com a maioria dos municípios do país, a Secretaria de Saúde alerta que é preciso atingir pelo menos 95% para eliminar o sarampo.

Salvador

Na capital baiana, a campanha vacinou apenas 89 mil crianças, número que corresponde a 66% da população elegível residente no município.  Cerca de 45 mil crianças entre um e menores de cinco anos ainda estão desprotegidas. As doses seguem disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 125 unidades básicas da rede municipal. Para ampliar o acesso, cinco postos de referência funcionarão exclusivamente para a imunização das crianças com horário estendido até as 20h.

Lista dos postos que funcionarão com horário estendido:

– USF Clementino Fraga (antigo 5º Centro de Saúde) – Av. Centenário, s/nº – Barris

– Multicentro Amaralina – Av. Visconde De Itaboray, 113 – Amaralina

– Multicentro Liberdade – Rua Lima E Silva, 217 – Liberdade

– 12º Centro de Saúde Alfredo Bureau – Rua Jaime Salponick, s/nº – Conjunto Guilherme Marback

– Centro de Saúde José Mariane – Avenida Dorival Caymmi, s/nº – Itapuã

scroll to top