Camaçari Notícias Poder Público Político

Câmara de Camaçari aprova projetos de lei de auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica

Fotos: Heriks Trabuco
Fotos: Heriks Trabuco

Vereadores de Camaçari aprovaram nesta terça-feira (6) projetos de lei ligados ao acolhimento e capacitação profissional de mulheres vítimas de violência doméstica.

O PL nº 012/2020 prevê que o poder executivo crie um programa de capacitação nas unidades de saúde, um protocolo de atendimento e uma rede integrada para fazer o acolhimento dessas mulheres e que recorrem a uma das unidades.

A outra proposta é o PL nº 017/2020, que trata do estímulo da contratação, em contratos públicos, de mulheres vítimas de violência doméstica e que dependam financeiramente dos parceiros.

“Sabemos o quanto é difícil para a mulher viver uma situação dessa e que muitas vezes ela não procura atendimento nas unidades de saúde por vergonha ou por falta de preparo específico dos profissionais. Sem falar que o poder público também pode e deve ajudar a quebrar os laços de dependência financeira entre as vítimas e seus agressores. Oferecer uma oportunidade de emprego para essas mulheres é garantir uma oportunidade de libertação da situação de violência”, defendeu o autor das duas matérias, o vereador Júnior Borges (DEM).