Esporte e Bem estar Notícias

Camaçariense lidera Seleção Brasileira Feminina de Fut7 durante mundial em Roma

fut7-3

Tem “prata da casa” representando o Brasil na Copa do Mundo de Futebol 7 2019. Realizada em Roma, na Itália, a Seleção Brasileira Feminina de Fut7 está sob o comando da ilustre camaçariense, Dilma Mendes. A competição, que teve início nesta terça-feira (24/09), será realizada até sábado (28). As meninas do time nacional fazem parte do Grupo B, assim como as seleções do México e da Rússia. O evento é organizado pela Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7), com apoio da Minifootball Itália.

Convocada desde o início deste ano, este não é o primeiro desafio de Dilma Mendes à frente da seleção brasileira. Desde que assumiu, enfrentou importantes competições internacionais, como a Liga das Américas, que aconteceu no mês de abril, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e a Copa das Nações, ocorrida em Montevidéu, no Uruguai, em agosto.

Com 55 anos, a treinadora é referência do Fut7 na Bahia. Como técnica do Camaçari Fut7 Vitória, Dilma foi tetracampeã do campeonato baiano, campeã da Copa Bahia e conseguiu ranquear o time entre os 12 melhores do país, sendo primeiro no estado. Com uma extensa experiência como treinadora, já comandou outras modalidades do esporte, a exemplo de Futsal e Futebol Society, realiza um feito inédito, pois nenhuma outra treinadora de Camaçari recebeu os títulos de Campeã Brasileira de Futsal, Vice-campeã Brasileira de Futsal Feminino sub-20, Campeã do Torneio Internacional de Futsal, campeã baiana, entre outros.

Dilma Mendes diz ter o maior orgulho de zelar pelo esporte da cidade. Ela cita que enquanto não precisou sair de Camaçari para ser reconhecida, os grandes atletas do município, principalmente os de esporte coletivo, tiveram de sair para ter prestigio. “Foi na minha cidade que cresci no esporte e que fiz minha carreira, além de ter formado tantos outros atletas. Não precisei ir para fora para ser convocada para a seleção. O que me fez chegar até aqui e ter reconhecimento, foi ter levado a equipe de Camaçari, formada por atletas locais, para disputar competições em âmbito estadual e nacional. Com isso obtive notoriedade junto a Futebol 7 Brasil, instituição que faz um trabalho muito sério dentro do segmento”.

Dilma concluiu emocionada e agradecida pelo momento que está vivendo. “Sem dúvidas, disputar a Copa do Mundo de Futebol 7 é o maior desafio profissional da minha vida. A ficha está caindo aos poucos. Nossas conquistas estão chegando cada vez com mais força e luz. Conto com a vibração positiva de todos para que possamos levar esse título para nosso país”.

fut7-2-1024x768

Copa do Mundo de Futebol 7- O primeiro jogo da seleção, que seria contra o México nesta quarta-feira (25), foi adiado por conta de um acidente com o carro da delegação mexicana. Por conta disso, a FIF7 transferiu a partida. Desta forma, o primeiro confronto, que marcará a estreia das brasileiras na competição será nesta quinta-feira (26), às 13h (horário de Brasília). Já o segundo jogo, contra a Rússia, será na noite desta quinta, às 19h (horário do Brasília).

A Copa do Mundo de Futebol 7 2019 conta com a participação de equipes de 24 países nas categorias adulto masculino e feminino. Nos oito dias de jogos, mais de mil atletas participam da disputa do Campeonato Mundial de Clubes e da Copa do Mundo de Seleções. O evento, que reúne as melhores equipes e atletas do futebol 7 internacional, está sendo realizado no Club Torracina e a entrada para os jogos é gratuita.

As transmissões ao vivo serão feitas pela página da FIF7 Football 7, no Facebook. Demais postagens e informações também poderem ser obtidas pelo Instagram da federação @f7federation. Já a programação completa da Copa do Mundo de Futebol 7 pode ser conferida através do endereço eletrônico https://www.f7federation.com/portugues.

fut7-1-1024x682