Educação Ativa Político

Camaçari: Seduc adere ao Programa Educar pra Valer

Programa Educar pra Valer

Durante o II Seminário Educar Pra Valer, que aconteceu na quinta-feira (7.2), em Sobral, no Ceará, foi formalizada a parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), com a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann. Com ato da assinatura do contrato o Camaçari tem assegurada assessoria técnica gratuita para implementação de boas práticas de gestão, com o propósito de melhorar o rendimento e desempenho dos alunos.

O programa tem como base os resultados obtidos no município de Sobral, que tem uma das melhores marcas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil e tem um histórico de trabalho com a alfabetização. O Educar pra Valer compartilha essa vivência, na perspectiva de estratégias, e ajuda cada município a pensar em sua realidade e desenvolver o trabalho.

“Tenho certeza que essa será uma parceria de sucesso, não vamos medir esforços para que nossas crianças aprendam na idade certa a ler e escrever e assim consigam obter um bom desempenho em novas aprendizagens”, afirma Neurilene Martins, gestora da Seduc.

Foi definido que serão aplicadas avaliações no 2º e 5º ano do ensino fundamental e, a partir do resultado desse diagnóstico, será elaborado o plano de ação para o ano de 2019.  Através dessa análise serão definidas as prioridades e o que precisa ser feito, o que será construído pela equipe da Secretaria de Educação (Seduc).

A coordenadora estadual do programa, Silvia Monteiro, falou sobre a escolha de Camaçari para receber o Educar pra Valer. “Foi por uma equipe de seleção, esta que tem como um dos critérios a vontade, a decisão política da gestão municipal de considerar a educação como prioridade”, pontuou Silvia.