Camaçari: programa Mais Agricultura terá investimento de R$ 1 milhão. Ouça entrevistas

agri1.png

O programa municipal Mais Agricultura, que possibilita a compra, com recursos da Prefeitura de Camaçari, de itens da agricultura familiar direto do produtor, terá investimento de R$ 1 milhão. Foi o que informou o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antonio Falcão, durante o lançamento da iniciativa, nesta terça-feira (30/07).

O titular da Sedap explicou que o Mais Agricultura foi implantando após o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, sofrer corte em todo o país.

Antonio Falcão também falou sobre o processo para que o agricultor familiar seja contemplado pelo Mais Agricultura. Dentre as exigências, é preciso que o interessado tenha a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de passar por vistoria da Sedap. “É um projeto importante que vai beneficiar muitos agricultores”, destacou.

O secretário ainda acrescentou que a produção da agricultura familiar de Camaçari também é adquirida pela Prefeitura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através do qual a Secretaria de Educação (Seduc) destina 30% do orçamento da merenda escolar.

Os alimentos adquiridos pelo Programa Municipal Mais Agricultura serão distribuídos entre entidades socioassistenciais públicas e privadas, a exemplo de creches, abrigos e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Atenção Psicossocial (Caps). Inicialmente serão adquiridos mais de 50 produtos, entre frutas, hortaliças, raízes e outros itens que complementarão a alimentação do público beneficiado pela ação. Os alimentos serão comprados pela Sedap e entregues ao Banco de Alimentos, órgão da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), pasta responsável pela distribuição. A expectativa é de que 2 mil famílias sejam beneficiadas.

O prefeito Elinaldo Araújo defendeu que a agricultura, a pesca e o turismo são os vetores de crescimento para a geração de empregos em Camaçari. E para o fortalecimento da agricultura, ele pontua que é essencial o investimento e envolvimento dos agricultores familiares, ressaltando a importância de iniciativas de capacitação para o setor.

A agricultora Luciana Pinto, da localidade de Santa Rida, destacou o apoio técnico dado pela Sedap na comunidade. “Pretendemos abastecer Camaçari com os nossos produtos agrícolas”, afirmou.

Na oportunidade, o vice-prefeito José Tude citou outras ações promovidas pelo governo municipal lançadas esta semana, como o programa Mais Pesca, lançado nesta segunda-feira (29), o Bolsa Social, que será lançado nesta quarta (31), e as reinaugurações da Unidade de Saúde da Família (USF) de Fonte da Caixa, na quinta-feira (01º/08), e da Escola Municipal Virginia Reis Tude, na sexta (02).

O lançamento do programa Mais Agricultura marcou também as comemorações pela passagem do Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho.

scroll to top