Camaçari: Poetas e músicos abrilhantaram noite celebrativa ao Dia Municipal do Livro

IMG-20161113-WA0044-e1479095058678.jpg

Fotos: Vânia Vigo e Moura Positivo

Quem dedicou um tempinho para prestigiar as comemorações alusivas ao Dia Municipal do Livro na noite deste domingo (13), não se arrependeu. A secretária de Cultura de Camaçari, Branca Patrícia, o presidente do Conselho Municipal do segmento, Jorge Pica-Pau e a conselheira de Literatura, Livro e Leitura,  Fabíola Farias, explicaram que o ato foi a culminância de uma sequência de ações ao longo da semana, com ênfase no público estudantil, da sede e orla de Camaçari. [Ouça as entrevistas no fim do texto]

A intervenção dos Poetas em Ação mesclou música e poesia, enquanto Adriana Barbosa teve como destaque poema de base afro-brasileira publicado na renomada revista Òmnira. O feminismo negro marcou o recital de Suzana Ferreira, assim como a exaltação da identidade regional e nordestina, nos versos interpretados pelo poeta, Isidoro.

A poesia de Fernando Alencar reverberou e achou esteio nos versos declamados por Rita Celeste que fez questão de homenagear Camaçari e o grande astro da noite, “o livro”. O poeta Queijeiro abraçou os presentes com sua entonação peculiar e cheia de afeto, enquanto Jeferson Azevedo aproveitou a riqueza de espaço da área externa do Teatro Alberto Martins para ressoar suas declamações aos quatro ventos e cantos, tal qual, Castro Alves.

A linha musical da noite foi bem conduzida pelo cantor e compositor, Rege FX, que presenteou o público com obras de sua autoria, como “Arembepe”, e também fez referência a outros artistas brasileiros, como o recém chegado ao Órum, Vander Lee, convidando ao palco outros artistas da cidade.

Como sinalizou Fabíola, em entrevista ao Cidade Satélite, vale ressaltar que apresentações alusivas ao Dia Municipal do Livro ainda ocorrem nesta quarta-feira(16), na Biblioteca Ler É Preciso, em Vila de Abrantes, e também quinta-feira (17), na Biblioteca Infanto Juvenil, na Praça Abrantes (sede de Camaçari).

Confira sonoras:

[ Branca Patrícia]

[Entrevista – Pica-Pau]

[Entrevista – Fabíola Farias

[Entrevista – Rege FX]

scroll to top