Camaçari Mercado e Negócios

Camaçari inaugura Banco Comunitário que facilita crédito para microempreendedores

foto: reprodução
foto: reprodução

Com a finalidade de facilitar o acesso a crédito para o microempreendedor local, a Prefeitura de Camaçari participou da inauguração, nessa sexta-feira (19), do Banco Comunitário Tupinambá, vinculado à Associação Comunitária Estivas de Abrantes. O Banco do Nordeste é a instituição financeira reguladora do crédito, que libera recursos de até R$1.000,00 para microempreendedores.

De acordo com a gestão municipal, através do programa CredAmigo do Banco do Nordeste, tanto pessoas jurídicas quanto físicas podem ser contempladas através do Banco Comunitário. “Para ser beneficiado, é necessário que a pessoa exerça alguma atividade comercial ou preste algum serviço, mesmo que esteja no início do negócio. É preciso também que apresente RG, CPF e comprovante de residência, e num prazo de até sete dias úteis o banco libera o microcrédito. Cada beneficiário terá 60 dias de carência para começar a pagar o empréstimo”, informou Joelson Cruz, coordenador em exercício do programa.

Ainda segundo Cruz, “a finalidade do programa é garantir capital de giro”, ou seja, para o pagamento de custos e despesas atuais da empresa, garantindo o funcionamento da mesma. A taxa de juros é de 1,9% ao mês, e por ser um banco comunitário, o pagamento é feito através de boleto bancário, no valor da parcela devida.

O programa contempla grupos de até 30 pessoas, mas em Abrantes foram formados grupos menores. “A garantia do banco é o aval solidário. Um vira avalista do outro. Quem, por alguma razão, não conseguir pagar o crédito recebido, o grupo se responsabiliza, e o valor passa a ser rateado pelos componentes. A gestão é compartilhada para que ninguém prejudique ninguém. Não é um dinheiro gratuito, é um dinheiro que a pessoa sabe que tem responsabilidade com seus parceiros”, observou o presidente Uilian Almeida.