Notícias Político

Camaçari: É lançada proposta de implantação do Parque das Dunas de Abrantes

Consulta P·blica Parque das Dunas (3)
Na manhã do último sábado (16.02), foi apresentada uma nova proposta de implantação do Parque Municipal das Dunas de Abrantes. A iniciativa tem como objetivo ouvir a opinião dos moradores da região, bem como discutir alternativas para que o meio ambiente não seja degradado.

A Prefeitura tem fiscalizado a área, devido ao tráfego excessivo de veículos, abertura de vias no meio da mata, caça predatória, exploração da fauna e flora, ocupação desordenada e a retirada ilegal de areia. ”Várias caçambadas saem das dunas carregadas e seguem, em especial, para a capital. Isso tem causado preocupação, devido aos danos ambientais que esses atos podem causar a natureza”, denunciou a presidente da Associação dos Moradores da Via Parque (AVP), Ana Maria Mandim.

As dunas têm um papel fundamental para a qualidade do lençol freático na região, ela impede a penetração da cunha salina, atuando como uma espécie de barreira física da água do mar, nas camadas subterrâneas. ”Sou morador de Jauá há 50 anos e vejo diariamente que a própria população tem contribuído para devastar os nossos bens naturais, prova disso é o estado que se encontra a nossa lagoa. Acho essa iniciativa muito importante para orientar e ouvir o povo”, disse.

Para o secretário de Turismo (Setur), Gilvan Souza, a implantação do Parque, além de preservar o meio ambiente, vai servir como fator de desenvolvimento e progresso da Costa. ”Esse momento é histórico, pois temos uma mesa permanente para tratar do assunto, com metas e foco. O governo municipal assumiu o compromisso de darmos condições de ordem econômica e operacional, para resolvermos essa questão”, ressaltou.

O espaço será o primeiro parque ecológico do município. O próximo passo é levar o debate para a Câmara de Vereadores. ”Hoje estamos ouvindo a população e depois vamos debater o tema na Casa Legislativa, através de uma audiência pública, pra que a proposta seja apreciada pelos parlamentares e o quanto antes se torne realidade”, destacou o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Genival Seixas.