Notícias

Camaçari: CRAS Verdes Horizontes é entregue após passar por requalificação. Ouça entrevistas

CRAS verde horizontes

Após passar por requalificação o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Verdes Horizontes, em Camaçari, foi entregue nesta terça-feira (27/08). A nova unidade do CRAS, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), passa a funcionar na Rua Atalaia, próximo ao campo de futebol.

O prefeito Elinaldo Araújo afirmou que foram investidos na obra R$ 150 mil, com melhorias na pintura, mobiliário, dentre outros. “Mas, mais importante que a estrutura, são os benefícios que serão oferecidos à população”, destacou, ao citar o programa Mão Amiga, cesta básica, vale gás, auxílios aluguel e enxoval e o programa Bolsa Social.

Entre os serviços oferecidos no CRAS então ainda o de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), atualização e registro no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais, solicitação de Passe Livre para deficientes (municipal, intermunicipal e interestadual), carteira do idoso, orientação para Benefício de Prestação Continuada (BPC), grupos de gestantes e de usuários do Programa de Atenção Integral à Família (Paif) e orientações sobre diferentes tipos de direitos sociais.

A secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Andrea Montenegro, ressaltou o investimento e sensibilidade da gestão, que deu a ela a missão de cuidar de quem mais precisa, aproveitando para citar ações desenvolvidas pela pasta. Para a titular da Sedes, esse é um momento muito importante para a comunidade do Verdes Horizontes e bairros vizinhos. “Um imóvel totalmente qualificado, climatizado pra bem atender a população”, disse, ao pontuar que a unidade atende mais de 150 pessoas por dia.

Morador do Verdes Horizontes, o vereador Jamelão (DEM) agradeceu o prefeito Elinaldo e a equipe da Prefeitura pelas obras que vem sendo realizadas no bairro, como a reforma da Escola Municipal Virginia Reis Tude, e também em outras localidades do município. “A partir do mês de setembro, Camaçari vai virar um canteiro de obras”, pontua o parlamentar.

O CRAS Verdes Horizontes vai atender também às famílias em situação de vulnerabilidade social das localidades do Parque Verde, Parafuso, Capivara, Cascalheira, Jardim Limoeiro, Loteamento Montenegro, Machadinho, Parque das Mangabas, Parque das Palmeiras, Parque Real Serra Verde, Vila Remanescente e dos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida Lucaia e Praia de Mutá.

Oferecendo ainda o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de caráter preventivo e proativo. Atende também programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Bolsa Social, Benefícios Eventuais e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, o município conta com sete Centro de Referência de Assistência Social, dos quais quatro já passaram por obras de requalificação.

A unidade, que tem cinco salas e três banheiros, com capacidade para realizar 110 atendimentos por dia, conta com recepção, coordenação, duas salas de grupo, três salas para atendimento técnico, além de banheiro adaptado para pessoas portadoras de deficiência. A equipe é composta por duas assistentes sociais, uma pedagoga, dois digitadores, recepção, coordenação, duas salas de grupo, três salas para atendimento técnico, serviços gerais e vigilante.

 

Banner Ags9
Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor