Camaçari Notícias

Camaçari conquista novo selo Bandeira Azul e se torna única cidade do Nordeste com dupla certificação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Avaliado pelo Júri Internacional Bandeira Azul, Camaçari possui duas certificações em termos de qualidade ambiental, balneabilidade e segurança. O selo foi adquirido pela praia de Itacimirim e renovado para Guarajuba.

Com essa decisão, Camaçari torna-se o único município do Nordeste com duas certificações. Após validação do júri nacional, a comissão internacional deliberou e o resultado foi divulgado na tarde de segunda-feira (19). O Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido às praias, marinas e embarcações de turismo.

Para alcançar o título, Camaçari teve que se adequar e corresponder a 32 critérios, relacionados à limpeza, segurança, proteção ambiental, balneabilidade e condições sanitárias. Dentre esses requisitos, está a instalação de banheiro em condições de higiene, manutenção e destinação correta de descarga, sem contato com o mar ou areia.

“O projeto bandeira azul está diretamente ligado à preservação de espaços naturais, envolvendo toda a comunidade na tomada de ações conscientes em relação ao meio ambiente. Além da preservação natural, a certificação é extremamente positiva ao turismo da praia, pois atrai visitantes mais exigentes e conscientes”, explica secretária do Turismo, Lucia Bichara.

Esse diferencial também é destacado pelo turismólogo Pablo Nogueira, responsável técnico pelo acompanhamento do processo de certificação. “Ter duas praias certificadas é um marco para a Bahia, pois demonstra que Camaçari como destino, busca elevar a qualidade de seu produto turístico tendo a sustentabilidade como base de seu desenvolvimento da atividade turística. Camaçari entra no seleto grupo de cidades com duas certificações e passa a oferecer a turistas e visitantes uma forma única de gestão litorânea”, analisa o técnico.

O hasteamento da bandeira está programado para depois do dia 16 de novembro.

O selo foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education e no Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede.