Camaçari: 442 sintomáticos gripais foram atendimentos nas unidades no fim de semana

sesau-atendimento-contra-influenza-josue-silva.jpeg

Foto: Josué Silva

No último final de semana, dias 22 e 23 de janeiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Gravatá e a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Aliança, funcionaram das 7h às 19h, para receber exclusivamente pessoas com sintomas gripais. Ao final dos dois dias, as unidades realizaram 442 atendimentos para aqueles que apresentavam manifestações características da Influenza ou Covid-19. As duas unidades voltarão a abrir no próximo sábado e domingo (29 e 30/1, respectivamente) para ofertar o mesmo serviço.

Segundo a Secretaria da Saúde – Sesau de Camaçari, durante o atendimento, foram realizados 335 testes para Covid-19, sendo 46 PCR e 289 de antígeno. Do total, 199 tiveram resultado positivo, o que demonstra a velocidade de transmissão da nova variante. Graças a vacinação, o número de pessoas positivas não tem impactado proporcionalmente em internamentos e óbitos como foi antes do avançar da vacinação.

Secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan destaca a importância das unidades terem funcionado no final de semana. “Foi uma decisão acertada que contou com o apoio do prefeito Elinaldo e da equipe da Saúde. Com essas duas unidades abertas no final de semana atendendo apenas pacientes sintomáticos gripais conseguimos desafogar o atendimento das unidades de urgência e emergência“, pontua o gestor da pasta.

Com base na velocidade de transmissão da variante ômicron da Covid-19 e da cepa H3N2 da Influenza, a Sesau reafirma a necessidade das pessoas concluírem o esquema vacinal contra a doença e manterem o uso da máscara, a higienização constante das mãos com álcool em gel e evitar aglomerações respeitando o distanciamento social.

scroll to top