Camaçari: 2º Seminário Participativo de Turismo Sustentável acontece nesta quarta (14)

prefeitura-e-sebrae.jpeg

O plano que vai nortear as ações de desenvolvimento econômico e profissionalizar o turismo como fonte de renda no município está sendo formulado pela Secretaria de Turismo (Setur) de Camaçari.  Após apresentar um diagnóstico preliminar do turismo da cidade no 1º Seminário do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), realizado em junho, chegou a hora de definir, com a ajuda de vários segmentos sociais e do trade turístico municipal, as estratégias para o fomento desse setor econômico para os próximos anos. A discussão sobre o tema será nesta quarta-feira (14/08), durante o 2º Seminário do PDITS, no hotel Plaza de Busca Vida, das 8h às 14h.

Durante o encontro, serão discutidas estratégias de desenvolvimento que vão orientar na concepção e implementação das políticas públicas, delimitando o posicionamento de mercado desejado para a área turística. Após a validação dos dados obtidos no estudo sobre a atividade no município, é hora de formular um Plano de Ação, que vai retratar todos os investimentos recomendados para o desenvolvimento do turismo, a delimitação de ações prioritárias, bem como a análise do Impacto Socioambiental desta priorização.

Para o gestor de projetos do Sebrae, Paulo Azevedo, o convênio com a Prefeitura e os resultados obtidos  são um aprendizado. “A Prefeitura e o Sebrae têm sido protagonistas e desde que fechamos esse diagnóstico, a Secretaria de Turismo já está trabalhando para fazer as correções necessárias. Estamos em um momento de sair do cenário de apontar problema e apontar soluções”, define.

O evento gratuito e aberto ao público será uma construção participativa, das soluções e metas para que Camaçari consolide o Turismo como vetor econômico de referência para o desenvolvimento do município. “O 2º Seminário do PDITS tem como objetivo a entrega do estudo preliminar com o diagnóstico construído nos últimos meses. Durante o seminário, teremos a apresentação sobre as tendências no Brasil e no mundo e o desenvolvimento conjunto de visão, missão e estratégias de desenvolvimento com detalhamento de ações a serem implementadas”, explica Carlos Capellini, consultor responsável pela pesquisa.

O documento final do PDITS que vai referenciar as políticas públicas voltadas para o turismo no município tem previsão de entrega em outubro. Além do Plano, o secretário de Turismo, Gilvan Souza, e a subsecretária, Lucia Bichara, também estão investindo em ações estratégicas como a participação da Costa de Camaçari em feiras e exposições, estudo para viabilidade de linhas de crédito para o setor, identificação de roteiros turísticos, apoio para programas de manejo e proteção ambiental, captação de eventos e empreendimentos e a formulação de um modal para proteção da área costeira contra o avanço do mar.

scroll to top