Bahia Satélite Negro

Calu Brincante: Lázaro Ramos é atração em live infantojuvenil nesta quarta (31)

foto: reprodução
foto: reprodução

Nesta quarta-feira (31), a programação do Calu Brincante vai contar com um seminário ministrado pelo ator Lázaro Ramos. O projeto que busca preservar a ancestralidade, a identidade e a representatividade, vai realizar uma série de atividades voltadas para o público infantojuvenil, pais e educadores.

A programação começa já a partir das 15h, com a realização do seminário “Brincadeira Tem Hora?”, e inclui o lançamento de um CD com músicas autorais, de um jogo virtual, e a realização de um espetáculo em formato virtual. O evento será transmitido pelo perfil e canal Calu Brincante do Facebook e YouTube. O tema de discussão será a reconstrução e valorização das brincadeiras antigas para o cotidiano de hoje.

Os participantes do seminário serão o ator e escritor Lázaro Ramos, o ator e cientista social Rodrigo França e a pesquisadora, escritora e responsável pelo planejamento da Escolinha Maria Felipa, Bárbara Carine. A mediação será feita pela idealizadora do Calu Brincante, Cássia Valle.

“Estamos preparando com muito carinho esse seminário. Precisamos pensar e lembrar que nós somos crianças de rua, de brincar na rua. Trazer esse frescor das brincadeiras antigas para o dia atual. No seminário nós vamos falar também sobre como as famílias podem abraçar essa ludicidade”, revela Cássia.

No mesmo dia do seminário será lançado o selo Calu Brincante, o CD do espetáculo Sarauzinho da Calu e o jogo virtual A Peteca. A ideia, segundo Cássia, é levar antigas brincadeiras de rua para o ambiente virtual. Ela, que também é pesquisadora de ludicidade voltada para o patrimônio imaterial do povo brasileiro, destaca que a peteca, primeiro jogo lançado pelo projeto, tem origem indígena e é, portanto, um dos primeiros praticados do país.