Brasil Notícias Saúde

Butantan entrega último lote de CoronaVac ao Ministério da Saúde

Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Instituto Butantan enviou nesta quarta-feira (15) o último lote de doses da CoronaVac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Com o repasse de 5,1 milhões de doses, o instituto concluiu as 100 milhões previstas em contrato e poderá liberar o imunizante diretamente para os estados do Ceará, Espírito Santo, Pará, Piauí e Mato Grosso – com os quais já fechou contrato.

Além do quantitativo para encerrar o contrato, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que o instituto já começou a enviar doses que irão substituir todas que foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 4 de setembro, conforme anunciado nesta terça (14) pelo governo estadual.

“Dessas doses, 5,1 milhões encerram o contrato de 100 milhões com o Ministério da Saúde. Butantan, o primeiro a entregar vacinas ao Brasil, em janeiro, é o primeiro também a concluir o seu contrato. Neste momento, é o maior quantitativo de doses entregues ao Ministério da Saúde. Estão sendo entregues também 1,8 milhão de doses para fazer já a substituição daqueles lotes que foram colocados em quarentena pela Anvisa”, explicou o diretor durante coletiva de imprensa do governo estadual de SP.

Ao todo, serão destinadas para esta troca 11,9 milhões de doses do imunizante. A previsão é a de que essas trocas sejam concluídas até o dia 29 deste mês.