0800 Cultural

Bloco Afro Malê Debalê é tema de exposição gratuita em Salvador

blocomaleeee_alo_alo_bahia

Com o objetivo de mostrar a trajetória do Bloco Afro Malê Debalê na cultura Afro-Baiana, está em cartaz na Casa da Música, em Itapuã, Salvador, a exposição ‘Raízes do Malê – Buscando outra Sociedade’. A mostra, que tem visitação gratuita das 9h às 17h, é um forma de retratar todo contexto histórico e sócio-cultural das raízes e fundamentos do bloco.

O Bloco Malê Debalê foi fundado por moradores itapuazeiros na década de 70 e está prestes a comemorar 40 anos de luta, resistência e afirmação no dia 23 de março, última data em que a exposição estará em cartaz no espaço. A curadoria foi realizada pela Coordenação de Arte e Cultura do Bloco. O tema “Janela do Passado – Mulheres do Malê” é a proposta trazida em conjunto pelo fotógrafo Piu Filho e a pesquisadora Gisele França.

São apresentadas também na Casa da Música, as Obras de Artes que retratam a trajetória transformadora do Bloco na concepção do Artista Plástico Beto Rasta; e a Concepção: África, Ontem e Hoje na Freguesia sob a ótica do professor e pesquisador Carlinhos Santos. Os itens desta mostra são compostos de fotografias, vídeos, indumentárias, troféus, quadros, acervo de áudio e documentários, dentre outros. Também ocorre, no ínterim da exposição, roda de conversas, shows, oficinas e palestras.