Blitz sobre uso de máscaras em automóveis terá apenas caráter educativo, afirma a Prefeitura de Salvador

WhatsApp-Image-2020-04-13-at-14.04.46-1000x530.jpeg

Foto: Divulgação

 

Segundo a Prefeitura municipal de Salvador, inicialmente, não haverá multas durante as blitzen de trânsito que irão verificar o uso de máscaras em motoristas e passageiros de veículos particulares. A medida foi anunciada pelo prefeito ACM Neto no último sábado (18) e começa a valer na próxima quinta (23).

“O que a gente quer é que, ao saírem de casa, as pessoas usem as máscaras, inclusive no carro. Mesmo que estiver sozinha no automóvel, a pessoa precisa ter a máscara perto para poder usar ao sair do veículo. Dessa forma, ela protege a si próprio e aos outros também, até mesmo se for assintomática”, explicou ACM Neto.

Ainda segundo o gestor municipal, os agentes da Transalvador vão parar os automóveis e orientar as pessoas em abordagens educativas. “O objetivo e da Prefeitura é sensibilizar a população. Claro que, se não houver resultados concretos, não descartamos a possibilidade de adotar o caráter punitivo”, ressaltou ele.

OUTRAS DETERMINAÇÕES

Começa a valer, também a partir da próxima quinta (23), o decreto que obriga o uso de máscaras no transporte público da cidade. A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Além disso, a partir do mesmo dia, o uso das máscaras será obrigatório em qualquer ambiente laboral, inclusive para clientes. Nesse caso, a fiscalização ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

Outra medida anunciada é que os trabalhadores informais terão que usar máscaras para atuarem nas ruas. Só que, neste caso, a determinação só começa a valer quando a Prefeitura doar as 200 mil máscaras de pano que está adquirindo para os ambulantes. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) estará à frente do processo.

scroll to top