Bibliotecas públicas estaduais retomam atendimento ao público na próxima semana

biblioteca-pública-barris.jpg

Foto: Adenilson Nunes /AGECOM

Na segunda-feira (5), as bibliotecas públicas do estado retomarão suas atividades após seis meses fechadas. O atendimento ao público será das 10h às 16h, de segunda a sábado, dentro das recomendações técnicas para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

Os funcionários das bibliotecas públicas, unidades da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult), passarão por treinamento para atender aos novos protocolos de segurança, orientando os visitantes que façam o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel 70%, ao ingressar nos espaços.

“Os funcionários além de usar as máscaras durante todo o expediente, devem utilizar luvas descartáveis quando necessário e não compartilhar objetos de uso pessoal, como canetas, lápis e copos”, afirma a diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Carmen Azevedo.

O mobiliário será redistribuído para cumprir o distanciamento físico adequado de dois metros de distância entre os usuários durante o atendimento. Além disso, as bibliotecas vão separar uma estante para recebimento dos livros devolvidos para higienização. Estes livros ficarão indisponível para empréstimo durante14 dias.

A verificação da disponibilidade do acervo, assim como a renovação dos livros ainda é feita através do Sistema Pergamum. Para o agendamento, é necessário entrar em contato, por telefone, com a unidade de preferência e solicitar o serviço.

As atividades culturais desenvolvidas online continuam, mas ainda estão suspensas as atividades culturais presenciais desenvolvidas por todas as unidades, visitas guiadas, atividades em espaços de interação e convivência e a circulação de leitores nos espaços que possuem acervos abertos.

scroll to top