Notícias Poder Público

Beneficiários do Bolsa Social recebem orientações para o mundo do trabalho

Foto: Ascom/PMC
Foto: Ascom/PMC

Nesta quarta-feira (23/10), aconteceu mais um ciclo de orientações relacionadas ao mundo do trabalho para cerca de 120 beneficiários do programa municipal Bolsa Social. A iniciativa, que contempla moradores da sede e da Costa de Camaçari, é promovida através do Programa Federal de Promoção e Inclusão ao Mundo do Trabalho, executado no município pela Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão e de Planejamento Estratégico (FAEPE), em parceria com a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

O objetivo das oficinas é promover mais conhecimento, orientando individualmente o cidadão na identificação das oportunidades de emprego e planejamento das ações. A oferta de capacitações, divulgação de vagas, entre outras iniciativas que auxiliam o público na busca por inserção no mercado de trabalho, integram as atribuições do Acessuas Trabalho Camaçari.

De acordo com a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho Camaçari, Nanci Lobato, as pessoas beneficiadas pelo Bolsa Social também são público-alvo do programa. “O programa Acessuas Trabalho atende ao público da política de assistência, aos usuários que fazem parte dessa política e de vulnerabilidade social. E as pessoas que foram contempladas com o Bolsa Social também são nosso público. Hoje nós planejamos essa ação prioritariamente para esse público, para que eles pudessem ter acesso às orientações sobre o mundo do trabalho, que é o objetivo do nosso programa e para que eles pudessem visualizar e se conscientizar mais enquanto cidadãos de direito, para que eles conheçam mais sobre o mundo de trabalho”, explicou.

Nesse primeiro encontro, os beneficiários passaram pelo Eixo A, que consiste no momento de acolhimento. A partir daí, é dado início às orientações ao mundo do trabalho, a exemplo de como construir um currículo, como se comportar em uma entrevista de emprego e sobre o mercado informal. Para Aline de Lima, moradora de Vila de Abrantes, a iniciativa foi bastante positiva. “Gostei muito do convite para vir aqui hoje ouvir essas orientações. Tem dois meses que recebi o meu cartão e tem ajudado bastante na minha casa”, afirmou.

O Acessuas Trabalho desenvolve temáticas do mundo do trabalho por meio de encontros e oficinas com dinâmicas, auxiliando no acesso ao mundo do trabalho através da divulgação de vagas de emprego e dos cursos de qualificação profissional.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari

Sobre o Autor

Redação AGS9

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *