Bel Borba lança exposição no TCA com artista portuguesa Helena Cardoso

bel_borba_foto_reproducao_facebook.jpg

A partir da próxima sexta-feira (15/06), o foyer do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, recebe uma exposição conjunta com obras inéditas de dois artistas contemporâneos, o baiano Bel Borba e a portuguesa Helena Cardoso. A iniciativa integra a programação do projeto “Bahia-Portugal: Pontos que nos unem” e segue até o dia 24 de junho.
A abertura oficial da exposição acontece às 16h30 da sexta, com um coquetel oferecido fechado para convidados. Estará presente, além dos artistas, o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Dias Cabral, a Cônsul-geral de Portugal na Bahia, Nathalie Viegas e outras autoridades.

“A primeira coisa que me ocorreu, quando fui convidado pela cônsul Nathalie Viegas, foi fazer um trabalho onde eu ilustrasse em cada obra laços comuns entre essas duas culturas. Decidi que a coleção apresentada seria uma abordagem visual sobre um avanço na direção do futuro”, explica Bel Borba

Helena Cardoso é uma artista plástica e designer radicada no Porto, mas a sua obra tem uma escala muito maior. Através do seu trabalho, procura libertar outras mulheres com o uso da arte. Com essa iniciativa, a artista reabilitou os antigos teares e alavancou a mão de obra feminina no norte de Portugal. A sua criação artística fugiu das fronteiras dos vestuários e as peças transformaram-se em aquarela, escultura, molduras e paredes.

Bel Borba nasceu em Salvador e é pintor, desenhista, gravador, escultor, muralista de “cerâmica e mosaicos”, performista e intervencionista urbano. Com exposições na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Alemanha, Suíça e Espanha, é um dos principais expoentes da arte contemporânea baiana. Seu trabalho, fortemente urbano, dialoga com a tradição e a cultura de Salvador, mas com mensagens globais.

O projeto “Bahia-Portugal: Pontos que nos unem”  é uma realização do Consulado Português na Bahia, em parceria com a Cátedra Fidelino de Figueiredo – Instituto Camões/UNEB. O projeto terá a função de catalisador de ações que acontecerão entre os meses de maio e junho, anualmente, para celebrar datas importantes como o dia 5 de maio (Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona) e o dia 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas).

A programação completa está disponível no site do Gabinete Português de Leitura (http://www.gplsalvador.com.br/), no site da Embaixada de Portugal no Brasil (http://www.embaixadadeportugal.org.br) e no site da Câmara Portuguesa de Comércio na Bahia (http://portugalbahia.com.br).

Serviço
Exposição Helena Cardoso e Bel Borba
De sexta-feira (15) até o dia 24 de junho

Foyer Teatro Castro Alves

Gratuito

scroll to top