0800 Cultura Viva Cultural

Barra de Pojuca abre as lavagens tradicionais da Costa de Camaçari

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A fé, a alegria, o sagrado e o profano tomam conta da Costa de Camaçari para o ciclo de festejos populares que tem mais de 100 anos de tradição. Para dar início, nessa sexta-feira (12/1), em Barra de Pojuca, acontece a lavagem ao padroeiro da região: São Francisco de Assis e, as festividades seguem até a segunda-feira (15/1).

Segundo o portal da prefeitura, as manifestações serão abertas com o Cortejo das baianas que terá concentração ás 10 horas, no posto de gasolina que fica na entrada de Pojuca. O cortejo segue um percurso de, aproximadamente, dois quilômetros até a igreja de São Francisco de Assis.

Como é intrínseco à terra de todos os santos e misturas (Bahia), além do sagrado, o profano também fará parte do festejo. Ao ritmo da seresta, que ocorrerá em frente ao mercado municipal da localidade, os participantes poderão começar a festejar das 22 horas do sábado (13/1) e, a farra se estende até a madrugada do domingo.

Ainda no domingo, ás 10 horas, a celebração religiosa prossegue com missa e procissão. E na segunda-feira (15/1), ocorrerá um cortejo marítimo, com saída ás 6 horas da Igreja da Matriz à Praia da Espera. O cortejo é promovido pelos pescadores da região. Na praia, barcos levarão ao mar as oferendas dos fiéis.

O ciclo de festejos segue com a lavagem de Vila de Abrantes, no dia 20, em homenagem a São Sebastião. Em Monte Gordo, na terça-feira (23/1), acontecerá a lavagem das escadarias da igreja de São Francisco de Assis. A ultima celebração do mês, será em um domingo (28/1), em adoração ao padroeiro Bom Jesus dos Navegantes. E no mês de março,  a lavagem de Arembepe encerra o ciclo de festejos.

Com informações de: Ascom  PMC e Portal Bahia no Ar