Cultura e Entretenimento Notícias Teatro

Bando de Teatro Olodum comemora 30 anos com live especial no dia 17 de outubro

Foto; Andréa Magnoni / Divulgação
Foto; Andréa Magnoni / Divulgação

Grupo de teatro com maior tempo de atividades ininterruptas da América Latina, o Bando de Teatro Olodum completa 30 anos no dia 17 de outubro de 2020. Símbolo de arte e resistência, a companhia é responsável por um legado que alia cultura à reflexão, denúncias e protestos contra o racismo e genocídio da população negra.

Para celebrar essa data, no dia 17, sábado, às 18h, o Bando de Teatro Olodum realiza uma live especial, pelo seu canal no YouTube, com a participação de nomes que fazem parte da história da companhia, junto com os 22 atores e atrizes do grupo. Entre os convidados estão MV Bill, Lázaro Ramos, Virgínia Rodrigues, Érico Brás e o Olodum.

“Vai ser uma celebração virtual. A gente teve que reinventar essa celebração e o festejar é importantíssimo pela importância do Bando de Teatro Olodum para o teatro negro brasileiro e para cada um nós”, pontua a atriz Valdinéia Soriano, que integra a companhia desde o começo, lá nos anos 90.

Os textos e produções autorais, que revelam a verdadeira realidade vivida por pessoas negras no Brasil, rendeu ao Bando mais de 30 trabalhos entre espetáculos, performances e intervenções. Nessas três décadas, o grupo apresentou montagens renomadas como Essa É Nossa Praia, Ó Paí, Ó!; Erê e Cabaré da Rrrrraça.

“Eu fico muito orgulhosa de mim mesma, estou há 30 anos no grupo e o Bando de Teatro Olodum é mais do que uma companhia de teatro, é um projeto questionador. Ter um grupo completamente negro com tantos anos de atividade é abrir caminho também para outros”, fala a atriz.

Ainda na comemoração de aniversário, a companhia planeja exibir online um de seus espetáculos, que será divulgado em breve.

Serviço

O quê: Live 30 anos Bando de Teatro Olodum

Quando: 17 de outubro (sábado), às 18h

Onde: Canal do Bando no YouTube