Bahia: conta de luz ficará 3% mais cara

conta-coelba.jpg

Foto: Mila Cordeiro | Ag. A TARDE

A tarifa de energia elétrica ficará mais cara para os baianos a partir do dia 22 de abril, sábado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste tarifário da Coelba nesta terça-feira (18).

O percentual médio de reajuste para os consumidores será de 3%. Para as indústrias, que utilizam a rede de alta tensão, esse aumento será de 3,5%. Os consumidores residenciais, atendidos pela rede de baixa tensão, pagarão 2,77% a mais. A tarifa dos consumidores residenciais de baixa renda vai subir 2,82%.

Segundo a Aneel, o cálculo é baseado na aquisição e transmissão de energia elétrica, bem como encargos setoriais e atualização dos custos típicos da atividade de distribuição. A tarifa, portanto, é o valor cobrado pela prestação de determinado serviço.

No final de março, a agência havia anunciado redução de 15,46% nas contas de luz da Coelba do mês de abril. O que significa redução de R$ 6,65 por cada 100 kWh consumido, sem contar os tributos. A medida foi tomada para compensar a cobrança indevida de encargo destinada à remuneração da usina de Angra 3, no Rio de Janeiro.

scroll to top