Educação Ativa Notícias

Aulão pré Saeb acontece no Teatro Cidade do Saber nesta sexta (18)

cidade do saber

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Camaçari, que serão avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), passarão por um aulão preparatório nesta sexta-feira (18/10). A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretária da Educação (Seduc), ocorrerá no Teatro Cidade do Saber, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O aulão será conduzido por dois professores do Colégio Professora Lídia Coelho Pinto, localizado em Arembebe, Costa do município. São eles: Elias Barbosa (Língua Portuguesa) e Luís Cláudio Mata (Matemática). A prova de avaliação será aplicada entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro, em todas as escolas do território brasileiro.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas, em larga escala, que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O sistema permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foto: Tiago Pacheco