Atividades da Semana da Pessoa com Deficiência em Salvador seguem até 28 de agosto

pessoa-com-deficiência.png

Até o dia 28 de agosto é realizada em Salvador uma ampla programação voltada à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei 13.585/2017. Essa agenda especial tem como objetivo promover atividades que contribuam para a desconstrução de preconceitos, provoquem a reflexão acerca do dever da igualdade para a inclusão e destaquem os direitos de cidadania e inclusão educacional na rede municipal.

O ponto alto será o seminário “Conhecimento move pessoas: inclusão escolar é olhar além da deficiência”, realizado na próxima sexta-feira (23/08), das 8h às 17h, no auditório Zélia Gattai, da Unijorge. “Esse seminário tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar para uma mudança atitudinal visando a realização e efetivação de práticas educativas e pedagógicas assertivas na sala de aula comum. Ações que contribuam com o cotidiano dos profissionais atuantes na educação, bem como proporcionar um espaço para inserção no debate sobre a referida temática”, explica Jaqueline Araújo de Barros, coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Secretaria Municipal da Educação (Smed).

A programação prevê desde palestras, atividades de formação e workshops, até dinâmicas realizadas nas unidades escolares. O workshop “Equipe multidisciplinar: tecendo caminhos para permanência e aprendizagem do aluno em sala de aula comum” é voltado aos professores da sala de aula comum, com vistas à conscientização e aperfeiçoamento.

Nas escolas, ocorrem diversas atividades como a Oficina de Libras Mais Brincadeiras, futebol de pano, apresentação de alunos, construção de murais coletivos, vivência “olhos vendados”, palestras, café com conversa, bate-papo, manhã de brincadeiras inclusivas, entre outras.

A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla está disponível no site da Smed. O evento conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos), Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA/BA), Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), Núcleo de Apoio à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION), Associação Baiana de Recuperação do Excepcional (Abre), Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada), Instituto de Cegos da Bahia (ICB), Centro Pestalozzi de Reabilitação e Instituto Guanabara (IG).

scroll to top