Cultural Notícias Poder Público

Atendimentos à população destacam compromisso do Flin com a comunidade de Cajazeiras

Uma reunião de conteúdos e serviços pretende beneficiar os moradores de Cajazeiras no Festival Literário Nacional (Flin). Dos dias 12 a 15 de novembro, estandes de várias secretarias e órgãos do Governo do Estado vão viabilizar orientações e atendimentos jurídicos; pesquisa de vagas de trabalho; doação de sangue, venda de livros, entre outros serviços nos espaços do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

O setor de serviços ocupará a  área externa do Ginásio com diferentes setores para atender ao público. No dia 12, ficarão disponíveis os estandes de serviços das secretarias de Administração (SAEB), com o SAC e o projeto O Pequeno Cidadão, com agendamento de documentos de identidade para crianças nos seus primeiros anos de vida; e a Secretaria de Saúde (Sesab), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), dará orientações sobre doação de sangue. No dia 13, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) distribui mudas de plantas; e no dia 14, a Defensoria presta atendimento, orientação e encaminhamento jurídicos ao público, nas áreas de atuação da instituição. Lá também estarão disponíveis exames de DNA para reconhecimento de paternidade, de forma gratuita.

Outros serviços estarão todos os dias no local, como os disponibilizados pelas secretarias de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do SineMóvel, realizando pesquisas de emprego e encaminhamentos profissionais; de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com o Procon; e de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e de Políticas para as Mulheres (SPM), com orientações para casos de violências raciais e de gênero.

Para a secretária de cultura, Arany Santana, o Festival “vai deixar um legado do Governo do Estado não só para o bairro de Cajazeiras, mas também para toda a cidade”.

Entre as parcerias firmadas, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) garante uma Feira de Economia Solidária, com uma praça de alimentação e uma ala de artesanatos, com profissionais autônomos do próprio bairro de Cajazeiras. Durante o pré-Festival, os empreendedores passaram por uma série de oficinas formativas e formalização profissional, com orientação da secretaria e do Centro Público de Economia Solidária (Cesol).

Passarela do Livro

Um corredor com livros de diversas editoras terá a venda publicações de autores de todo o país. A diretora da Editus (Editora da UESC), Rita Argolo, expõe que a participação de editoras universitárias, como a Editus, no festival, tem um efeito extraordinário de levar para perto da comunidade o livro acadêmico.

“Em festivais temos a possibilidade de difundir o acesso a publicações que nascem com a dedicação e o cuidado de uma editora universitária, empenhada com a divulgação do conhecimento, permitindo o acesso à leitura e à ampliação de consciência e saberes”, disse.

Serviço


O que: I Festival Literário Nacional – FLIN
Quando: 12 a 15 de novembro (terça-feira até sexta-feira), a partir das 8h30min
Onde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeira (Estr. do Coqueiro Grande, 127 – Fazenda Grande 2, Salvador – BA, 41340-050)

Quanto: aberto ao público

Fonte: BisPr