Concursos

Assembleia Legislativa da Bahia abrirá concurso para preenchimento de 120 vagas

alba

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) abrirá novo concurso público para o preenchimento de 120 vagas do quadro de servidores. Do total, 54 serão para atender a demanda de Polícia Legislativa. As outras 66 vagas estão distribuídas em cargos de nível médio e superior, sendo 38 destinadas ao quadro de técnico-legislativo e 28 de nível superior em diversas funções. A proposta da ALBA estabelece ainda que 5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência. Além disso, está previsto ainda a reserva de 30% das vagas para a população afrodescendente.

Para os cargos de agente de Polícia Legislativa, taquígrafos e procurador jurídico, o concurso deverá ser realizado em etapas distintas. Para Polícia Legislativa, serão quatro etapas. A primeira com prova objetiva e discursiva; a segunda de aptidão física; a terceira de avaliação psicológica e a quarta e última etapa de investigação social documental. Um curso especializado também será realizado para os candidatos aprovados.

Para os cargos de taquígrafo e procurador jurídico, o concurso será realizado em duas etapas. A Taquigrafia terá a primeira etapa com prova objetiva e a segunda etapa com prova prática. Já para o cargo de procurador, a primeira etapa será de prova objetiva e a segunda etapa com prova discursiva. As demais vagas serão apenas com prova objetiva.

O edital será elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que foi contratada por dispensa de licitação. Em março deste ano, a Mesa Diretora da ALBA aprovou a minuta do projeto de lei que prevê a Polícia Legislativa. Em maio, foi publicada a Lei 13.962 criando a Guarda.