Notícias Poder Público

Artesãos de Camaçari recebem Carteira Profissional Nacional

Foto: Tiago Pacheco
Foto: Tiago Pacheco

A tão sonhada Carteira do Artesão virou realidade para centenas de profissionais do município que se aperfeiçoaram ao longo do ano para participar do processo seletivo que admite a aquisição do documento. As etapas foram criteriosas e exigiram um grau elevado de conhecimento teórico e prático, e na tarde deste sábado (23/11), o Teatro Alberto Martins ficou repleto de artesãos que participaram da culminância de todo o trabalho desenvolvido, com a Solenidade de Diplomação e Entrega do documento nacional.

Inédito no município, o trabalho foi realizado através da parceria conjunta entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec); a Coordenação de Economia Solidária (Ecosol), com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); e Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, conforme regimento do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

O resultado de todo esforço se deu com uma solenidade recheada de arte, música e muitas homenagens, a exemplo da concedida à experiente artesã Eulália, que foi convidada a subir ao palco, para receber a primeira Carteira do município. “São 73 anos confeccionando arte através dos tecidos e receber esse documento é muito gratificante, pois simboliza que valeu a pena tanta dedicação”, agradeceu dona Eulália Valadares.

Com sentimento de dever cumprido, a coordenadora da Ecosol, Sineide Lopes, destacou a necessidade de criar um projeto de lei que fortaleça a categoria. “Em consonância com a legislação brasileira vigente da Economia Solidária, o próximo passo da pasta da Ecosol será o de montarmos uma comissão de artesãos para apresentarmos um projeto que dê direito de termos um espaço para produzir, escoar e fortalecer o artesanato de Camaçari, permitindo que tenhamos recursos para obtermos mais suporte e ampliarmos nosso leque de ações”, destacou Sineide Lopes.

Com alegria e muita emoção também recebeu a carteira, a artesã Francisca das Neves. “Eu não acreditava no meu potencial, mas Sineide me incentivou a não desistir do meu sonho e fui me aprimorando até conseguir ser aprovada pela comissão julgadora”, comemorou a artesã. No mesmo sentido, expôs a artesã Tatiane Carneiro, emocionada com a conquista da Carteira. “Trago na veia o amor pela arte em tecidos, dos bordados, fruto do dom da minha bisavó e que espero repassar para minha filha, que já mostra interesse pelo artesanato”, enfatizou Tatiane, que desenvolve bordados há quase 30 anos.

“Ainda é necessário muita autoconsciência da riqueza e vocação que possuem. Cresçam ainda mais e se valorizem para estimular o turismo interno e de regionalização no município”, frisou durante o evento, o artista plástico e design de produto Deo Sena, que realizou todos os treinamentos com os artesãos, na Casa do Trabalho.

O vice-prefeito José Tude representou, na ocasião, o prefeito Elinaldo Araújo, e apresentou ao público a ideia de criar uma Central do Artesanato na Costa de Camaçari. “Implantar um ponto de parada permanente, onde os turistas conheçam e adquiram as obras de arte dos profissionais da terra, será uma das bandeiras dessa gestão”. Na oportunidade, ele acrescentou ainda: “agora que possuem a carteira profissional, completem o respaldo nacional que estão obtendo, se capacitando cada vez mais e se registrando como microempreendedor individual (Mei), na Central do Empreendedor, localizada na Casa do Trabalho, para obterem mais benefícios, linhas de crédito e assessoria técnica e contábil”, informou José Tude.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari

Sobre o Autor

Redação AGS9

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *