Cultural Teatro

Antônio Pitanga comemora 80 anos no Domingo no TCA

EmbarqueImediato_Ft_CaioLirio

Um encontro num salão de aeroporto internacional provoca instabilidades nas ideias de identidades de um homem africano mais velho e um jovem pesquisador brasileiro. Assim pode ser sintetizado o mote do espetáculo “Embarque Imediato”, que ocupa o projeto Domingo no TCA do mês de agosto, que acontece neste domingo (18/08), às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Os ingressos custam R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia) e estarão a venda apenas no dia do evento, a partir das 9h.

No palco, estarão os atores Antônio Pitanga e seu filho, Rocco Pitanga, apresentando para o público os conflitos de perspectivas entre a África e a diáspora. A montagem fez sua estreia em temporada no TCA, entre maio e junho, marcando a celebração dos 80 anos de Pitanga. Agora, o texto assinado pelo dramaturgo Aldri Anunciação, e encenado por Márcio Meirelles, volta ao Complexo TCA.

Com carreira de relevo nas cenas teatral, cinematográfica e televisiva do Brasil, Antônio Pitanga é uma das históricas e significativas vozes na defesa dos direitos de pessoas negras no país. Essa peça é a primeira que coloca pai e filho, juntos, no mesmo palco. Além disso, o ambiente fica mais familiar com a participação da atriz Camila Pitanga, também filha de Antônio, através dos textos em off e em aparições em vídeo.

A narrativa se desenrola a partir do encontro inesperado de um jovem doutorando brasileiro e um senhor africano que descende de agudás (africanos que foram forçadamente escravizados no Brasil e retornaram ao país de origem, quase sempre comprando suas próprias alforrias). Ambos perdem os seus passaportes numa conexão de voo e são levados para uma sala reservada num aeroporto internacional. Daí, nascem debates sobre história, cultura e identidades: se o jovem afro-americano defende os aspectos positivos da diáspora africana forçada, o senhor questiona as ditas vantagens.

A equipe de “Embarque Imediato” também conta com participação do diretor Aderbal Freire Filho, num dos textos em off, reproduzidos na cena. A direção musical é assinada por Jarbas Bittencourt, cenografia de Erick Saboya e iluminação de Irma Vidal. Os figurinos foram criados por Chico Perez, com uma das peças da marca Goya Lopes.

Banner Ags9
Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor