Bahia Mercado e Negócios Poder Público

Agricultura Familiar: Presidente Júnior Borges indica criação de Casa de Farinha em Barra de Pojuca

foto: reprodução
foto: reprodução

Alimento típico da culinária brasileira, a farinha de mandioca também pode alimentar a renda de várias famílias. Foi com este intuito que o presidente da Câmara Municipal, Júnior Borges (DEM), trouxe em pauta uma importante indicação durante a 6 ª sessão ordinária.

Trata-se da Indicação Nº 082/2021, que direciona a proposta ao Poder Executivo, a fim de permitir que os produtores locais tenham condições de realizar o beneficiamento de suas colheitas de mandioca, evitando desperdícios e ampliando a capacidade de escoamento. O chefe do legislativo também observou que no local existe uma estrutura desativada que tem condições de abrigar a casa de farinha, que deve ser projetada de forma que o ambiente destinado para a torra seja separado da área de limpeza das raízes, para evitar contaminação.

De acordo com a Câmara, a indicação, que reproduz um anseio popular, foi aprovada por unanimidade pelos pares e agora segue para o governo municipal como proposta formalizada. Júnior Borges destacou a relevância da matéria. “Devemos levar em consideração, também, a importância econômica desta Indicação, pois esta é uma forma de estimular este setor produtivo e colaborar com a geração de renda na agricultura familiar”.